Nesta segunda-feira (22), morreu, aos 45 anos, o ex-goleiro Anderson Soares da Silva, o Neneca, ídolo do Botafogo. O ex-goleiro do Tricolor estava internado em Rondonópolis (MT) desde sexta-feira (19), quando sofreu um infarto enquanto assistia a uma partida do sub-17 do União Rondonópolis. A informação foi inicialmente publicada pela diretoria do clube, no final da tarde de ontem.
Neneca trabalhava como gerente de futebol do União, passou mal durante o jogo da categoria de base e foi rapidamente socorrido.
Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas acabou transferido para a Santa Casa da cidade por conta da gravidade do ocorrido – exames apontaram a necessidade de uma cirurgia de tórax aberto devido a um aneurisma na artéria aorta, além do infarto.
O ex-arqueiro, no entanto, não resistiu.
Carreira
Neneca se consagrou pelo Botafogo em 2015, sagrando-se campeão brasileiro da Série D. Antes do Botafogo, ele já havia brilhado em outros clubes.
Natural de Rondonópolis, o goleiro teve uma carreira de 20 anos dentro dos gramados, passando pelo União São João, Flamengo de Guarulhos, União Barbarense e Nacional, entre 2002 e 2005.
No exterior, teve uma rápida passagem pelo Pogon Szczecin, da Polônia. Quando retornou, também foi ídolo no Santo André em 2007 e permaneceu até 2010, ano em que o time do ABC fez campanha histórica e foi vice-campeão paulista diante do Santos de Neymar Jr e Ganso. Outros clubes na sua carreira foram América-MG, Figueirense e Guarani, até chegar ao Botafogo , em 2015.
No Botafogo, ganhou a torcida com título da Série D, em uma partida memorável diante do São Caetano, no ABC. Ele ainda ainda disputou mais duas edições da Série C, além de dois estaduais – chegou às quartas de final no segundo. No total, foram 83 jogos pela equipe ribeirão-pretana entre 2015 e 2017.
Depois de deixar Ribeirão Preto, Neneca retornou ao Santo André para uma curta passagem e voltou às origens no Mato Grosso com a camisa do União. Foi pelo Colorado que ele encerrou a carreira de atleta profissional, em 2022, após dois Brasileiros (Série D de 2015 e Série C de 2004), uma Série A2 do Paulista (2008) e um Campeonato Catarinense (2014) conquistados. Depois de pendurar as luvas, o ídolo botafoguense se tornou dirigente do União.
O Botafogo publicou uma nota lamentando a perda do ex-jogador. Leia:
“A diretoria da Botafogo Futebol SA lamenta profundamente o falecimento do goleiro Anderson Soares da Silva, o Neneca. Ele faleceu nesta segunda-feira (22) em Rondonópolis, onde estava internado desde a última sexta, quando sofreu um infarto.
Neneca, que atuou pelo Tricolor entre 2015 e 2017, vestiu a camisa do Pantera em 83 oportunidades. Em 2015, foi um dos principais jogadores na conquista do acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro e no título da Série D. Além do Botafogo, Neneca jogou pelo União Barbarense, Santo André, América-MG, Figueirense, Guarani, Oeste e União Rondonópolis.
Atualmente, trabalhava como gerente de futebol do União Rondonópolis (MT). A diretoria do Botafogo presta os seus mais sinceros sentimentos e condolências à família e amigos, reza para que todos encontrem forças para superar essa triste perda.”
**Por Igor Ramos



