O Hospital Unimed Araçatuba (HUA) recebeu a Certificação Diamante em Boas Práticas em Segurança do Paciente, concedida pela Unimed Brasil, em parceria com o Grupo Técnico de Redes e a Faculdade Unimed. A metodologia aplicada, baseada no Qualiss da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), segue as premissas de Estrutura, Segurança, Efetividade e Centralidade no Paciente.
O reconhecimento é um dos mais altos do Programa de Avaliação da Rede Prestadora do Sistema Unimed e é concedido aos hospitais que aplicam as seis metas internacionais de segurança da OMS, incluindo identificação correta do paciente, comunicação efetiva, cirurgia e medicação seguras, prevenção de infecções e de quedas/lesões por pressão.
O processo de certificação teve início em 29 de maio de 2025 e foi concluído em 29 de agosto de 2025, passando por autoavaliação, visita presencial, contestação e auditoria final, conduzida por profissionais da Faculdade Unimed.
Para Letícia Sanches, supervisora corporativa da Qualidade, a conquista é reflexo de um trabalho coletivo e contínuo: “A certificação Diamante é resultado de um trabalho estruturado e contínuo de melhoria, envolvendo processos, protocolos e engajamento da equipe, garantindo excelência no atendimento.”
Impacto na Assistência
Na mesma linha, o diretor técnico do HUA, Dr. Luis César Gabas, ressalta o impacto direto na assistência: “A conquista reflete a dedicação contínua de nossos profissionais, que colocam a segurança do paciente como prioridade em todas as rotinas do hospital.”
Já o presidente da Unimed Araçatuba, Dr. Flávio Garbelini, reforça a importância estratégica da certificação: “Essa conquista reafirma nosso compromisso com a qualidade assistencial e com a segurança de cada paciente que atendemos em nossa rede. É o reconhecimento de que estamos no caminho certo.”
Com isso, a certificação se torna um diferencial competitivo, reforçando o compromisso do Hospital Unimed Araçatuba com a qualidade assistencial e a segurança no atendimento, em conformidade com a Resolução Normativa nº 510/2022 da ANS.



