De janeiro até o último dia 19 de setembro foram identificadas e eliminadas 1.612 irregularidades em distribuições de água entre as nove cidades atendidas pela Sabesp na Baixada Santista.
Para isso, foram feitas 3.758 fiscalizações para inspeção das condições do medidor de água (hidrômetro), da tubulação que conecta o imóvel à rede de distribuição e das instalações hidráulicas dos imóveis. No mesmo período do ano passado, foram 369 flagrantes.
Este número representa um aumento de 336% se comparado ao mesmo período do ano passado.
Umas das fraudes mais recentes, identificadas em Santos, acontecia em um prédio em construção com ligação clandestina à rede de distribuição, desviando a água sem passar pelo medidor (hidrômetro). A infração gerou prejuízo estimado em quase R$ 255 mil, calculado com base no consumo que deveria ter sido medido diante das características do imóvel. O caso foi registrado na Delegacia Civil da cidade e o valor será cobrado retroativamente do responsável.
Furto de água é crime e está descrito no artigo 155 do Código Penal. Dependendo dos meios utilizados para a prática, pode ser classificado como furto qualificado e pode levar à prisão por até 8 anos, além da possibilidade de corte da água e pagamento de multa para a empresa.
Caso identifique um caso do tipo, denúncias podem ser feitas das seguintes formas: Central de Atendimento pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), WhatsApp 11 3388-8000 e Agência Virtual, no site Link.



