RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

PF investiga grupo de roubo de caminhões e cumpre mandados em Campinas

Ação da Polícia Federal mobilizou mais de 400 agentes e cumpriu prisões e buscas contra quadrilha suspeita de roubos de caminhões em cinco estados

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
PF investiga grupo de roubo de caminhões e cumpre mandados em Campinas
PF investiga grupo de roubo de caminhões e cumpre mandados em Campinas

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (30) a Operação Vareio, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em roubos violentos de cargas e caminhões. A ação ocorre simultaneamente em cinco estados: São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais e Mato Grosso.

Foram mobilizados 220 policiais federais e 205 policiais militares rodoviários para cumprir 35 mandados de prisão temporária e 49 de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital. A Justiça também determinou o sequestro de bens avaliados em R$ 40 milhões e a suspensão de empresas envolvidas na receptação e movimentação financeira do esquema.

Investigação em Campinas

A apuração foi conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Campinas (SP), em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo. O trabalho teve início a partir de informações colhidas na Operação Cacaria, em maio de 2024.

Segundo a PF, o grupo é suspeito de pelo menos 50 crimes patrimoniais entre agosto de 2024 e junho de 2025. Os investigados, armados e organizados, atuavam em diferentes frentes: roubo direto a caminhoneiros em rodovias, falsas contratações de fretes por aplicativos e assaltos em pontos de descanso de motoristas.

O esquema incluía ainda o uso de bloqueadores de sinal de celular, GPS e Wi-Fi, além da locação de galpões para desmanche de veículos. As peças eram comercializadas em diversos estados, inclusive por meio de marketplaces.

Estrutura do grupo

De acordo com a investigação, os dois líderes da quadrilha não apenas participavam dos roubos, como também eram responsáveis por recrutar novos integrantes. Entre os suspeitos está o sócio de uma empresa de rastreamento de veículos por satélite, o que possibilitava acesso a informações privilegiadas.

A organização tinha como meta roubar ao menos dois caminhões por semana, estimando um lucro mensal superior a R$ 1 milhão. Para lavar o dinheiro obtido, o grupo utilizava contas de parentes, laranjas e empresas de fachada.

Crimes e penas

A maioria dos envolvidos já possui histórico criminal por roubo, receptação, formação de quadrilha, tráfico e estelionato. Agora, responderão por organização criminosa armada, roubo, receptação e lavagem de capitais, crimes cujas penas somadas ultrapassam 40 anos de prisão.

Histórico de operações

A Operação Vareio é resultado do trabalho contínuo do grupo especializado da Polícia Federal contra o roubo de cargas. Desde 2021, a unidade foi responsável por mais de 300 prisões e várias operações de impacto, como Rapina (2022), Insídia, Malta e Cicônia (2023), Cacaria e Vitreum (2024), além de Hammare e Baiuca (2025).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS