A Empresa Brasileira Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi reaberto no fim da tarde desta terça-feira (30). O local estava interditado há cerca de 12h devido ao vazamento de óleo hidráulico na pista, o que afetou mais de 160 voos.
Devido ao episódio, a companhia informou que, excepcionalmente, nesta terça o horário de funcionamento do aeroporto será estendido para auxiliar na regularização dos voos. O horário regular de funcionamento do Santos Dumont é das 6h às 23h.
O vazamento de óleo na pista ocorreu por volta de 3h da madrugada de hoje, durante um serviço de manutenção preventiva no aeroporto. A substância é proveniente do motor de um caminhão desemborrachador utilizado na operação, segundo a Infraero. A estatal informou que o procedimento de manutenção é de rotina na aviação civil e que a ocorrência foi registrada enquanto a equipe trabalhava na pista. O veículo em questão não transportava nenhum combustível, o óleo que se espalhou era do próprio equipamento.
Por causa do incidente, pousos e decolagens estavam suspensos desde as primeiras horas da manhã. Em nota, a Infraero afirmou que logo após a ocorrência foi realizada a retirada do veículo e a limpeza do local. Segundo a empresa, foi utilizado um produto específico para os trabalhos, um desengraxante biodegradável, em conjunto com a água dos carros de combate a incêndio, que possuem jatos de alta pressão.
A companhia afirmou ainda que todos os recursos disponíveis foram utilizados para a liberação da pista no menor prazo possível, atendendo aos critérios normativos. Ainda em nota, a Infraero afirmou que a composição do pavimento das pistas de pouso e decolagem requer uma limpeza minuciosa, necessária para garantir os níveis de atrito das aeronaves com o solo.
“A retomada dos voos foi condicionada à completa remoção do produto, já que a pista precisa atender aos mais altos padrões de segurança. Foi emitido Notam (aviso aos aeronavegantes) para que as companhias áreas pudessem realizar as tratativas com os passageiros, como assistências e orientações gerais”, explicou a Infraero. O aviso aos aeronavegantes já foi suspenso.
*Com informações de Agência Brasil*



