O idoso de 72 anos “atropelado” por um cachorro no dia 7 de agosto deste ano, em Piacatu (SP), ficou tetraplégico, como sequela do acidente, e permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva Adulto 2 (UTI) da Santa Casa de Araçatuba (SP).
De acordo com a coordenação médica das UTIs do hospital, o paciente apresentou evolução satisfatória em relação a períodos anteriores, principalmente quando de sua internação. Ele recuperou a consciência e as funções vitais.
No entanto, sem os movimentos – ele perdeu totalmente a função motora e sensorial do pescoço aos membros inferiores -, o idoso depende de equipamentos para respirar, por isso segue hospitalizado.
A equipe médica que acompanha o idoso desde a internação estuda a transição para a sua transferência para um setor do hospital especializado em cuidados intermediários.
O acidente
O acidente ocorreu na manhã de uma quinta-feira, dia 7 de agosto, quando o idoso saiu de casa para ir à casa de conhecidos, na pequena Piacatu, cidade de 6 mil habitantes, localizada a cerca de 50 quilômetros de Araçatuba.
.Câmeras de monitoramento mostram que ele seguia tranquilamente pela rua Zualdo Paganini, no centro da cidade, quando foi surpreendido por dois cães de grande porte, que corriam pela via.
Um dos animais chocou-se com o idoso, levando-o ao chão. Com o impacto, o homem caiu e bateu fortemente a cabeça no asfalto.
Socorro
Populares que viram a cena correram para socorrê-lo. O homem perdeu os sentidos na hora. Ele foi socorrido por uma ambulância do município de Piacatu, levado à Unidade Básica da Saúde (UBS) da cidade, onde levou dez pontos na cabeça e recebeu curativo. Na sequência, foi encaminhado para o Hospital de Bilac (SP).
Segundo familiares, o idoso chegou a recuperar a consciência, mas depois passou a apresentar confusão mental e a não sentir as pernas. Devido à gravidade de seu quadro, precisou ser transferido para a Santa Casa de Araçatuba, onde foi entubado com politraumatismo.



