RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com Dia das Crianças, Comércio de Ribeirão Preto espera crescimento de até 2% nas vendas de outubro

Brinquedos, roupas, calçados, celulares e jogos serão os produtos mais procurados na terceira data sazonal mais importante do calendário varejista

Foto: Arquivo TH+ Portal

O Comércio Varejista de Ribeirão Preto estima crescimento de até 2% nas vendas de outubro de 2025, considerando o impacto do Dia das Crianças, celebrado no dia 12. O mês representa a terceira data mais importante do calendário varejista.

A projeção é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) e CDL Ribeirão Preto (Câmara de Dirigentes Lojistas). O ticket médio do presente deve variar entre R$ 250 e R$ 300.

“A tendência é de que tenhamos um relevante pico de vendas até o dia 12/10 e outro, menos intenso, no final do mês devido ao Halloween. Entre esses dois momentos, vamos ter uma acomodação natural das vendas. Vale lembrar que o Varejo de Ribeirão Preto vem de duas leves quedas seguidas, em julho e agosto”, analisa o economista Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.

Intenção de Compra

Segundo o levantamento, 72% dos consumidores de Ribeirão Preto e região pretendem comprar ao menos um presente no Dia das Crianças, em 2025. Em nível Brasil, a média é de 70% conforme levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)/SPC Brasil/Offerwise Pesquisas.

“Mesmo assim, percebemos o consumidor bastante cauteloso e buscando a melhor relação custo-benefício. Muitos vão optar por um presente mais simples agora já buscando economizar para investir um pouco mais nas compras de Natal”, afirma Galli.

Mais procurados

No Dia das Crianças, os produtos que devem se destacar são brinquedos, roupas, calçados, jogos, celulares, chocolates e doces, além de programas de lazer e entretenimento em família, que vêm ganhando força e ajudam a movimentar outros setores da cadeia produtiva local.

Dói no bolso

A inflação em patamares ainda elevados se reflete diretamente nos preços dos itens mais ligados ao Dia das Crianças.

Pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) mostra que o preço médio da cesta composta por 11 grupos de bens e serviços relacionados à data apresente variação de 8,5% em relação ao mesmo período de 2024 que, por sua vez, já tinha registrado uma aceleração de 3,1% na comparação a 2023. Trata-se da maior variação desse conjunto de bens e serviços, desde 2022 (9,9%).

O avanço médio de preços deve ser puxado por alimentos, como Chocolates (24,7%), Doces (13,9%) e Lanches (10,9%). Itens considerados carros-chefes de vendas, nessa data, como brinquedos e artigos de vestuário, tendem a registrar variações menores.

“Os preços subiram e o poder de compra do consumidor diminuiu, cenário agravado pelos altos patamares de inadimplência e de endividamento das famílias brasileiras. Esse conjunto de fatores fez o consumo desacelerar. Entramos no último trimestre de 2025 e, mais do que nunca, os empreendedores terão de apostar suas fichas nas últimas datas comemorativas do calendário varejista: Dia das Crianças, Black Friday e Natal. A hora é agora!”, finaliza Diego Galli Alberto.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS