A Câmara Municipal de Ubatuba foi alvo de um ataque cibernético, com objetivo de manipular o resultado de uma votação que tratava de um empréstimo de R$ 170 milhões para construção do novo hospital municipal na cidade.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a assessoria do legislativo, o relatório técnico foi concluído em 30 de setembro e referendado em 6 de outubro, confirmando a suspeita de fraude. Foram identificados 239 votos forjados, todos com opção “SIM” para o empréstimo. Esse número representava 14,7% do total de votos.
A fraude foi orquestrada a partir de 15 endereços diferentes de IP, com maior concentração dos votos sendo feita nos dias 27 e 28 de setembro.
Caso a ação não fosse identificada, a votação teria o placar de 50,96% a favor do “SIM”. Com a remoção dos votos falsos, o resultado ficou com 57,66% a favor do “NÃO” ao empréstimo.
Ainda em nota, a Câmara afirma que registrou boletim de ocorrência e que presta total apoio à Polícia Civil para identificação dos criminosos. Além disso, as vulnerabilidades do sistema foram identificadas e corrigidas. O caso foi registrado como crime de invasão de dispositivo informático.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



