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Reunião entre autoridades define primeiros passos para obra do túnel Santos-Guarujá após leilão

Com previsão de início das obras entre o fim de 2026 e o começo de 2027, e conclusão até 2030, o empreendimento deverá gerar 8.690 empregos diretos e indiretos

A primeira reunião entre o presidente da Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos (FPPA), o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, prefeitos, a Autoridade Portuária de Santos e a empresa responsável pelo túnel entre Santos e Guarujá, Mota Engil, foi realizado nesta quarta-feira (9), marcando um passo importante para a concretização da obra.

A concessionária Mota-Engil Latam Portugal, vencedora do leilão, apresentou sua equipe técnica de engenharia e iniciou as tratativas operacionais da implantação. O túnel será o primeiro imerso do Brasil, com 1,255 km de extensão e investimento estimado em R$ 5,78 bilhões. A estrutura contará com seis faixas de rolamento, ciclovia, passagem de
pedestres e preparo para operação futura de VLT, reduzindo o tempo de travessia entre Santos e Guarujá de até uma hora para três minutos.

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Com previsão de início das obras entre o fim de 2026 e o começo de 2027, e conclusão até 2030, o empreendimento deverá gerar 8.690 empregos diretos e indiretos, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

“Discutimos a questão da geração de empregos, para que os empregos gerados pela obra possam ser ocupados por pessoas da Baixada Santista. Uma primeira reunião de muitas que nós vamos fazer através da Comissão Externa que eu presido no Congresso Nacional, que vai fiscalizar cada etapa do Túnel Santos-Guarujá”, destacou o deputado Paulo Alexandre.

Anderson Pomini, presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), elogiou a condução de Paulo Alexandre Barbosa no processo de aprovação do projeto do Túnel afirmando que o “protagonismo nas negociações entre todos os entes federais e estaduais” fez diferença.

O Prefeito de Santos, Rogério Santos, disse que é hora de reforçar o apoio às Cidades. “Importante reunião para reafirmar aquilo já que já tínhamos colocado junto ao Governo do Estado, junto ao Governo Federal, a importância para as cidades, para as pessoas, para o entorno, os bairros, a moradia e infraestrutura necessária não só para o túnel. Por isso, é importante nos mantermos atentos a cada passo”, disse.


O chefe do executivo de Guarujá, Farid Madi, afirmou que a união de esforços é fundamental nessa hora. “É a união de todos para que as obras possam beneficiar o máximo possível a nossa população, gerar emprego, como disse o nosso deputado”, disse.

A concessionária Mota-Engil Latam Portugal — vencedora do leilão — apresentou sua equipe técnica de engenharia e iniciou as tratativas operacionais da implantação. O túnel será o primeiro imerso do Brasil, com 1,255 km de extensão e investimento estimado em R$ 5,78 bilhões. A estrutura contará com seis faixas de rolamento, ciclovia, passagem de
pedestres e preparo para operação futura de VLT, reduzindo o tempo de travessia entre Santos e Guarujá de até uma hora para três minutos.

O engenheiro civil da Mota Engil, Bruno Rodrigues, afirmou que está esperançoso com o projeto. “Temos muita experiência com obras desse tipo e estamos construindo um projeto grandioso. Tenho certeza que será uma obra muito benéfica e muito bem sucedida”, disse.

Além de melhorar a mobilidade urbana, o túnel promete reduzir emissões de CO₂, integrar territórios e impulsionar a valorização imobiliária regional.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre os governos federal e estadual e terá 30 anos de concessão, sob responsabilidade da Mota-Engil.

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