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Região recebe cinco novos radares em rodovias estaduais; veja os locais

Equipamentos começam a operar nesta terça-feira (14) para reforçar segurança viária.

Nove novos radares começam a operar em rodovias do Vale do Paraíba a partir desta terça (23)
Foto: Reprodução

Cinco novos radares de fiscalização eletrônica entram em operação nesta terça-feira (14) em rodovias estaduais que cortam o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A ação faz parte de um pacote de 17 novos equipamentos instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) em trechos estratégicos do estado de São Paulo.

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Com a ativação dos novos pontos, o total de radares em rodovias não concedidas no estado chega a 352. Segundo o DER, os locais foram definidos com base em estudos técnicos que levaram em conta o histórico de acidentes, excesso de velocidade, geometria da via, pontos críticos e até mesmo áreas com travessia de animais silvestres.

Na região, os novos radares foram instalados em trechos das rodovias SP-055 (Rio-Santos), em Ubatuba, SP-068, em Cachoeira Paulista, e SP-123, em Taubaté. Os limites de velocidade variam entre 60 km/h e 100 km/h, dependendo do tipo de veículo e sentido da via.

Em Ubatuba, dois radares foram instalados na SP-055, nos km 73,1 e 80,8, ambos com limite de 60 km/h nos dois sentidos. Em Cachoeira Paulista, o radar está na SP-068, no km 208,5, também com limite de 60 km/h. Já em Taubaté, na SP-123, o equipamento foi instalado no km 5,7 e terá limite de 80 km/h no sentido norte, e de 80 km/h para veículos pesados e 100 km/h para veículos leves no sentido sul.

De acordo com o DER, os motoristas que trafegarem acima da velocidade máxima permitida já poderão ser autuados a partir desta terça-feira. A medida tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e a preservação de vidas nas rodovias estaduais.

Os novos equipamentos fazem parte do contrato estabelecido a partir do Edital nº 145/2023, que prevê a instalação de 649 radares em mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais sob responsabilidade do DER. Os demais aparelhos previstos ainda estão em fase de testes e homologação antes de serem ativados.

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