Um projeto sob responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está sendo estudado e tem o intuito de montar uma nova linha ferroviária que ligará a cidade de Santos, na Baixada Santista, até Cajati, no Vale do Ribeira. O trajeto, que passará por 11 municípios paulistas, terá 223,6 quilômetros e deve durar três horas.
A ideia, batizada de trem “Santos–Cajati”, integra o pacote estadual de trens intercidades (TIC), promete atender turistas e empresas com cargas para as cidades envolvidas no projeto. Ao todo, o trajeto atenderá as cidades de Santos, Itanhaém, Peruíbe, Miracatu, Registro e Cajati.
O intuito é reduzir o tempo de deslocamento, diminuir o fluxo de veículos nas estradas e aumentar a segurança viária. Além disso, também ajuda a reduzir as emissões de carbono e os custos logísticos.
O projeto continua em fase de estudo técnico e a segunda etapa será sobre o processo de implantação, que inclui análises de base e também audiências públicas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
O Governo Estadual pretende utilizar trechos ferroviários já existentes, hoje ociosos ou subutilizados. Desta forma, os custos serão reduzidos e as obras aceleradas.
A reportagem do TH+ portal procurou a CPTM para falar sobre o assunto, mas até o momento não obteve retorno.



