A Baixada Santista foi atingida por um forte temporal na noite deste sábado (18) e madrugada de domingo (19), que causou estragos em diversas cidades da região. De acordo com a Defesa Civil de Santos, o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 48,5 mm. A velocidade máxima dos ventos foi de 99,42km/h, às 0h35.
Em Santos, a Prefeitura Municipal disse em nota que, por conta da chuva e ventania, os morros estão em estado de atenção e a cidade registrou ocorrências esse diversos pontos:
– Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva 219, Marapé: Queda de telhado.
– Rua Dona Ana Nery, 12 Marapé : Queda de árvore obstruindo a garagem.
– Rua Rua Piratininga,163 Aparecida: Queda de árvore.
– Rua José Vergara, 28 Areia Branca: Queda de poste sobre telhado.
– Alameda Prefeito José Gomes , Caneleira: Queda de galho obstruindo a via.
– Rua Doutor Cyro de Athayde Carneiro, 25 Ponta da Praia: Árvore de grande porte com risco de queda.
– Av. Bartolomeu de Gusmão, oposto ao 116 – Canteiro Central – próx. R. Januário dos Santos: Queda parcial de um poste.
– Av. Pedro Lessa (sentido Ponta da Praia / José Menino) em aproximação a Av. Siqueira Campos: Queda de uma palmeira.
Ainda segundo a administração municipal, os trabalhos de retirada das árvores que tiveram queda parcial ou total, em razão dos ventos deste domingo (19), estão sendo realizados com a participação das equipes da Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), da Secretaria de Prefeituras Regionais (Sepref), e da empresa Terra Santos. Neste momento, não há vias obstruídas por conta das ocorrências.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Na cidade de Cubatão, de acordo com a Defesa Civil da cidade, os maiores acumulados de água das chuvas das últimas 24h foram na Área Central, com 32,8m e na Área de encosta com 42,4mm.
Houve queda de uma árvore em cima de uma casa na Cota 200, com danos no telhado, mas sem vítimas, e não houve registros de alagamentos.
Em São Vicente, por meio da Defesa Civil, a administração municipal da cidade disse que o índice pluviométrico registrado nas últimas 24h foi de 41,9mm. Foram também atendidas ocorrências de quedas de duas árvores: ima na Av. Monteiro Lobato (Vila Valença) e outra na Av Padre Manuel da Nóbrega (Itararé).
A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal, disse que foram registradas quedas de árvores sobre residências nas ruas Agostinho Navarro e Piracicaba, ambas sem vítimas, além de galhos sobre a fiação na Rua dos Expedicionários, próximo à Tucuruvi.
Também houve registro de pedra caída na Estrada do Guaraú, antes do trecho que havia sofrido desmoronamento.
Na cidade de Praia Grande, a Prefeitura disse em nota, que a Defesa Civil não foi acionada para o atendimento de nenhuma ocorrência devido às chuvas e ventos. A Administração Municipal reforça ainda que a população pode
acionar o serviço, em caso de emergência, pelo telefone 199.
A Defesa Civil de Bertioga informa que, nas últimas 24 horas, o município registrou uma média de 63 mm de chuva e rajadas de vento com velocidade aproximada de 60 km/h.
Apesar das condições meteorológicas, não houve registro de ocorrências relacionadas a alagamentos, deslizamentos ou outras situações de risco.
As cidades de Mongaguá, Itanhaém e Guarujá ainda não responderam o questionamento da equipe do TH+ Portal, assim que houver um retorno, a matéria será atualizada.



