RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Projetos propõem fiscalização sobre venda de bebidas alcoólicas adulteradas em São José do Rio Preto

Câmara de Rio Preto analisa projetos sobre prevenção à adulteração de bebidas, criação de cargos públicos e medidas de inclusão social.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Proposta traz punição para estabelecimentos que vendam bebidas falsificadas

A Câmara de Rio Preto realiza a 38ª sessão ordinária do ano na próxima terça-feira, 21 de outubro. A pauta traz três projetos em urgência e mais sete projetos na Ordem do Dia para análise dos vereadores.

Projeto de Lei do vereador Jonathan Santos (Republicanos), em urgência, dispõe sobre normas de prevenção e fiscalização contra a adulteração de bebidas alcoólicas. Estabelece medidas de caráter preventivo e de fiscalização contra a adulteração de bebidas alcoólicas, com especial atenção ao risco de contaminação por metanol e outras substâncias nocivas à saúde.

De acordo com o projeto, estabelecimentos que produzirem, distribuírem, comercializarem ou armazenarem bebidas alcoólicas ficam obrigados a manter à disposição das autoridades competentes registros de procedência das bebidas e permitir a coleta de amostras sempre que solicitadas por autoridade competente.

Proposta de Felipe Alcalá (PL), que será analisada na legalidade e mérito, dispõe sobre a aplicação de penalidades a estabelecimentos comerciais que comercializarem bebidas falsificadas no Município. Os estabelecimentos que forem flagrados comercializando bebidas falsificadas, adulteradas ou em desacordo com as normas sanitárias e de consumo terá multa no valor correspondente a 100 UFM – Unidade Fiscal do Município e cassação imediata do Alvará de Funcionamento em caso de reincidência.

Projeto de Lei Complementar do Poder Executivo, em urgência, cria na estrutura administrativa do Município cargos públicos a serem preenchidos por concurso. São 10 cargos de Assistente Social, com jornada de 30 horas semanais e 15 cargos de Psicólogo, com jornada de 40 horas semanais.

Em primeira discussão na Ordem do Dia, projeto de Lei de autoria da vereadora Márcia Caldas (PL) dispõe sobre a utilização de sinaleiros musicais como sinalizadores de início e término de aulas, de provas e de período de recreio nas escolas, creches e estabelecimentos de ensino da rede pública e particular.  Os sinaleiros musicais visam proteger as crianças com Transtorno de Espectro Autista, que possuem hipersensibilidade ao som.

Proposta do vereador Jean Dornelas (MDB), em primeira discussão, institui o “Botão do Pânico” como medida de proteção e prevenção à violência doméstica e familiar. O “Botão do Pânico” consiste em um dispositivo eletrônico ou aplicativo de telefonia móvel que possibilite à vítima acionar imediatamente a Guarda Municipal, a Polícia Militar ou outro órgão de segurança pública competente em caso de risco iminente à sua integridade física ou psicológica.

Projeto de Jorge Menezes (PSD), que será analisado no mérito, cria o Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município. O Cadastro será constituído a partir de informações apresentadas por hospitais, clínicas e unidades de saúde, da rede pública e privada, nas quais as pessoas com TEA recebam atendimento. O objetivo é identificar as pessoas com TEA, para fins de políticas públicas e disponibilização de atendimento na rede pública de saúde e de educação do Município.

Também em análise quanto ao mérito, proposta de Eduardo Tedeschi (PL) institui em Rio Preto o Programa Tampinhas do Bem, com o objetivo de recolher, armazenar e comercializar as tampinhas e lacres plásticos das garrafas pets e os lacres de alumínio das latas, visando a recolha desse material da natureza e a devolução de forma reciclável sem agredir o meio ambiente. O município poderá reverter esses valores para o Fundo Social de Solidariedade.

De autoria do vereador Bruno Marinho (PRD), projeto em segunda discussão inclui no Calendário Oficial do Município a Corrida de Rua Maio Amarelo Running, a ser realizada em celebração ao Maio Amarelo, campanha anual de conscientização sobre segurança no trânsito, com o objetivo de reduzir o número
de acidentes e mortes nas vias públicas.

Os vereadores analisam, ainda, mérito do projeto de Abner Tofanelli (PSB), que cria o Selo “Empresa Amiga da Pessoa com Deficiência e Neurodivergente”, destinado a reconhecer empresas que promovam práticas efetivas de inclusão, valorização, respeito à diversidade e promoção da equidade no ambiente de trabalho.

A Ordem do Dia conta também com proposta de Felipe Alcalá (PL), em segundo turno, que torna obrigatória a adequação de dependência exclusiva para fraldário e amamentação, em todos os centros de saúde no Município. O espaço físico deverá ser isolado, de forma a resguardar a privacidade dos pais e responsáveis, bem como das crianças.

A primeira parte da sessão ordinária será realizada das 9h às 12h. A votação os projetos acontece a partir das 14h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da Net/Claro, canal 28.2, Youtube e Rádio Educativa FM.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS