RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura de São Vicente combate faltas em consultas com campanha de conscientização

Com taxa de ausências superior a 30%, a Prefeitura de São Vicente lança campanha para conscientizar a população sobre a importância de avisar faltas em consultas e exames, evitando desperdício de vagas e ampliando o acesso à saúde.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), tem intensificado os esforços no enfrentamento às faltas sem aviso prévio em consultas e exames agendados na rede municipal e regional de saúde. A campanha que possui a frase “A consulta que você falta, faz falta a alguém” tem como objetivo sensibilizar a população para o impacto das faltas e a importância de comunicar com antecedência caso não possa comparecer à consulta ou exame agendado.

A não comunicação antecipada das faltas pode prejudicar outros pacientes que necessitam de atendimento rápido e aumentar as filas de espera.

A secretária de saúde Michelle Santos diz: “Uma das ações é a conversa do profissional da saúde com os próprios pacientes, avisando da importância do aviso prévio. E a outra é a produção de banners que chamamos de ‘faltômetros’ que mostra o período específico e o número de pessoas que faltaram, eles foram colocados em todas as nossas unidades de atenção básica e agora, estamos trabalhando para estarem nas unidades de atenção especializada”

No 1º quadrimestre (janeiro a abril) de 2025, a taxa de absenteísmo nas ofertas de serviços municipais foi de 34% tanto para consultas quanto para exames.

Já nos serviços regionais, realizados fora do município, o índice foi de 33% para consultas e 24% para exames. No 2º quadrimestre (maio a agosto) deste ano, a taxa de absenteísmo nas ofertas municipais foi de 33% em consultas e 38% em exames. Nos serviços regionais, as taxas foram de 33% em consultas e 27% em exames. Em setembro, a taxa foi de aproximadamente 27,5%.

Sobre estas estatísticas, Michelle completa: “Os faltômetros estão sendo utilizados para alertar a população sobre os impactos das faltas não comunicadas. Muitas pessoas que não comparecem não avisam com antecedência, o que prejudica o atendimento de outros munícipes, especialmente aqueles em situação de urgência. Pedimos que, sempre que possível, as pessoas avisem a unidade de saúde com pelo menos 72 horas de antecedência, para que possamos oferecer a vaga a outro paciente”, ressalta a Secretária Michelle Santos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS