Os usuários do transporte público em Campinas enfrentaram dificuldades na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro de 2025. Motoristas de ônibus das empresas VB1, VB3, Campibus e Onicamp fizeram uma paralisação à partir das 04h, atrasando a saída dos veículos das garagens. O movimento foi motivado por questões salariais.
Leia também:
- Motociclista morre após colidir com caminhão na Rodovia Dom Pedro, em Campinas
- Operação prende homem por cultivo de maconha em chácara de Sumaré
- Guarda Municipal prende trio e recupera medicamentos de alto valor roubados de farmácia
Para reduzir os impactos, a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) acionou o Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência (PAESE). Entre as medidas adotadas estiveram a extensão do horário de funcionamento das linhas do “Corujão” e o direcionamento de veículos do transporte alternativo (vans de cooperativas) para atender os eixos Amoreiras, Ouro Verde e Campo Belo.
Agentes da Mobilidade Urbana monitoraram a situação nas garagens e nos principais terminais da cidade, que foram afetados em diferentes níveis. O atendimento foi mantido de forma parcial nos terminais Itajaí, Campo Grande e Satélite Íris. Muitas pessoas, para não se atrasarem ao trabalho, optaram por usar transporte por aplicativo durante o período da paralisação.
A Emdec informou, em nota, que lamenta os prejuízos causados aos usuários e que já prepara uma ação judicial com pedido de liminar para garantir a prestação mínima do serviço e aplicar multas em caso de novos descumprimentos.







