Há 85 anos, nascia Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. Filho de Celeste Artantes do Nascimento e João Ramos do Nascimento, o nome Edson tinha como intuito homenagear o inventor da lâmpada, Thomas Alva Edison.
Seu potencial como jogador de futebol foi visto logo quando ainda era criança pelo ex-jogador Waldemar de Brito, técnico das categorias de base do Bauru AC, que por ser amigo de confiança de João Ramos, o Dondinho, seu pai, foi a peça fundamental para a vinda de Pelé para o Santos, que havia conquistado recentemente o Campeonato Paulista.
Aos quinze anos, foi levado para o Santos FC, onde ficou por 15 anos, conquistando os mais importantes títulos que um time de futebol profissional pudesse almejar.
Aos 16 anos, fez a estreia na seleção brasileira e, aos 17, trouxe o título de campeão do mundo, na Suécia. Em 1962, esteve com o selecionado na Copa do Chile, mas foi caçado pelos adversários e ficou fora do time titular por motivo de contusão. Mesmo assim, foi campeão. Em 1966, na Inglaterra, o roteiro foi o mesmo. Terrivelmente perseguido pelos adversários, acabou abandonando o torneio. Em 1970, a história mudou. Pelé fez parte do esquadrão tricampeão mundial, numa campanha memorável, repercutida até os dias de hoje.
Pelé contabilizou números extraordinários no seu currículo futebolista. Além dos três títulos mundiais, conquistados pela seleção, coleciona dois mundiais de clubes, pelo Santos, duas libertadores, 10 paulistas e mais de 1200 gols marcados.
Encerrou sua carreira jogando pelo New York Kosmos, onde esteve de 1975 a 1977. Sua presença nos gramados estadunidenses foi decisiva para incrementar o esporte naquele país.
Além dos feitos dentro de campo, fora dele Pelé também foi emblemático, em 1969, marcou seu principal gol fora de campo, quando uma excursão do Peixe pelo continente africano, possibilitou o cessar fogo de uma guerra, na região da Nigéria.
Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, às 15h27min, no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo, vítima de falência múltipla de órgãos, em virtude de um câncer de cólon. Ele estava com 82 anos.
*Com informações do Santos FC



