O Campeonato Paulista da Série A2 terá um formato diferente em 2026, definido nesta quarta-feira (29) durante o Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol (FPF). As mudanças afetam os 16 clubes da competição, incluindo São José e Taubaté, que já conhecem o novo modelo.
Leia mais notícias da região aqui.
Na primeira fase, todos os times se enfrentam em turno único entre 11 de janeiro e 8 de março, e os dois últimos serão rebaixados para a Série A3. Os oito melhores avançam para a fase de quadrangulares, com dois grupos de quatro equipes cada, disputados em jogos de ida e volta. As chaves foram definidas da seguinte forma: 1º, 3º, 6º e 8º colocados em um grupo; 2º, 4º, 5º e 7º no outro.
Os dois primeiros de cada grupo avançam para as semifinais (1º x 4º e 2º x 3º), e somente os finalistas garantem vaga no Paulistão de 2027. Em caso de empate, o critério de desempate será a melhor campanha geral da competição. As semifinais estão marcadas para 22 e 29 de abril, e as finais, para 6 e 13 de maio.
O formato com quadrangulares não era utilizado desde 2013, quando os dois melhores de cada chave subiam diretamente para a elite. De 2014 a 2015, a competição foi em pontos corridos, e desde 2016, o mata-mata passou a ser adotado na segunda fase.
Além de São José e Taubaté, outros clubes com calendário nacional precisarão conciliar a Série A2 com campeonatos da CBF, como Ferroviária, Inter de Limeira, Ituano, Água Santa e XV de Piracicaba.
A Série A2 permitirá até 26 atletas na lista A, enquanto a lista B não terá restrições. A competição reunirá os seguintes 16 clubes: Água Santa, Ferroviária, Grêmio Prudente, Inter de Limeira, Ituano, Juventus-SP, Linense, Monte Azul, Oeste, Santo André, São Bento, São José-SP, Sertãozinho, Taubaté, Votuporanguense e XV de Piracicaba.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



