A Receita Federal apreendeu uma carga de 482 kg de cocaína nesta quarta-feira (29) que seria enviada para fora do país por meio do Porto de Santos. O entorpecente estava ocultado entre 371 toneladas de polipropileno copolímero, que estava em 15 contêineres.
O destino da carga seria o porto de Antuérpia, na Bélgica. Habitualmente, essa mercadoria tem como aplicações a produção de tanques, tubulações para produtos químicos, brinquedos, utensílios domésticos, filmes, embalagens para alimentos, cosméticos, produtos automotivos, produtos agrícolas, médico hospitalar, e tampas em geral.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
A apreensão faz parte da Operação Fronteira RFB, que está sendo realizada entre os dias 20 e 31 de outubro.
Os contêiners passam por uma seleção que tem o auxílio de imagens geradas por escaneamento que contribuem na eficiênca e também na identificação de cargas com adulteração.
Essas técnicas têm como objetivos garantir a agilidade das operações do comércio exterior e coibir a prática de ilícitos aduaneiros no complexo portuário santista. Elas são utilizadas tanto para as cargas de exportação, quanto para as de importação.
Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal foi acionada para os procedimentos de polícia judiciária da União, a fim de subsidiar a investigação a ser conduzida em inquérito policial.



