Os Hospitais Santa Tereza e Estadual de Ribeirão Preto serão administrados pelo Hospital das Clínicas a partir de janeiro de 2026, conforme definição do Governo de São Paulo.
O Decreto N° 70.043, de 30 de outubro de 2025, foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). De acordo com o documento, diante da transferência, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo terá direito aos “bens móveis, equipamentos, direitos, obrigações e acervo” das instituições.
A Secretaria da Saúde, que administrava os hospitais, “adotará as providências necessárias à rescisão do contrato de gestão firmado para administração do Hospital Estadual de Ribeirão Preto, cuja vigência deverá encerrar-se em 31 de dezembro de 2025”, ainda segundo o documento.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento, a Secretaria da Saúde e a Superintendência do HC, em seus respectivos âmbitos de atuação, agirão pelos atos necessários ao cumprimento deste decreto, incluindo as transferências orçamentárias e patrimoniais pertinentes.
O documento estadual ainda propõe que o “secretário da Saúde poderá autorizar o afastamento de servidores e funcionários dos quadros da Pasta para prestar serviços nas unidades”.
Nesta segunda-feira (03), a administração do Hospital das Clínicas realizaria uma coletiva para apresentar detalhes da transferência e futura administração das unidades de saúde. O evento à imprensa foi cancelado pelo próprio HC.




