A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade, realizou nesta segunda-feira (03) a primeira audiência pública para discutir a transformação do Horto Municipal, atualmente denominado Parque Ecológico e Botânico Ângelo Rinaldi (PEBAR), em Área de Proteção Ambiental (APA).
A proposta de modificação do enquadramento do Parque segue os critérios da Lei Federal do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e tem como objetivo garantir a conservação do espaço, que atualmente apresenta ocupações irregulares em alguns pontos da área.
“O Parque Ecológico é uma das áreas que integra a zona de amortecimento da Estação Ecológica de Ribeirão Preto, conhecida como Mata de Santa Tereza, e é extremamente importante para a conservação da biodiversidade local e para ações de educação ambiental. Essa adequação legal é fundamental para estruturarmos projetos futuros de preservação e gestão ambiental da cidade, assegurando a proteção da fauna e da flora locais. Contamos com a participação da população nesse debate”, destaca o biólogo do Bosque e coordenador da audiência pública, Otávio Almeida.
O PEBAR, antigo Horto Municipal, possui cerca de 560 mil metros quadrados e é uma das três Unidades de Conservação municipais, juntamente com o Parque Municipal Morro de São Bento e a Estação Ecológica Guarani, todas gerenciadas pela administração municipal.
Assista:



