A 11ª edição da Festa Literomusical de São José dos Campos (FLIM) ganhou nova data e programação após o adiamento ocorrido em setembro, quando a participação da jornalista e escritora Milly Lacombe foi cancelada e provocou a desistência em massa de convidados – relembre abaixo. O evento foi remarcado para os dias 28, 29 e 30 de novembro, no Parque Vicentina Aranha, na região central da cidade.
Leia mais notícias da região aqui.
Com o tema “Voam as Palavras no Parque das Letras”, a festa reunirá dez mesas literárias — sendo cinco temáticas e cinco dedicadas ao lançamento de livros de autores locais — além de shows, oficinas, atividades infantis e feiras culturais e gastronômicas.
Entre os destaques da programação estão debates com nomes como Jô Freitas, Jéssica Anitelli, Isabella Lubrano e Geovana Tominaga. O evento também contará com apresentações musicais: o show de abertura será com o ator e cantor Silvero Pereira, interpretando canções de Belchior; no sábado (29), se apresenta a cantora Cecília Militão; e o grupo Batuque de Responsa encerra a festa no domingo (30).
A FLIM ainda abrigará a 58ª Semana Cassiano Ricardo, com palestras, homenagens e a entrega do tradicional Troféu Cassiano Ricardo.
Com entrada gratuita, o evento terá acessibilidade com intérpretes de Libras e materiais em braile, além de incentivar doações solidárias de um quilo de alimento não perecível ao Fundo Social de Solidariedade.
Segundo a organização, o objetivo da nova edição é retomar o espírito da festa, promovendo encontros que celebrem a literatura infantojuvenil, a diversidade cultural e a formação de novos leitores.
Relembre a polêmica
A FLIM 2025 estava originalmente marcada para setembro, mas foi adiada após o cancelamento da participação da jornalista Milly Lacombe, que gerou forte repercussão e levou à saída da equipe curatorial e de diversos autores convidados.
A decisão de retirar Milly da programação foi tomada pela Prefeitura após viralizar, nas redes sociais, um trecho de uma entrevista em que a jornalista criticava o conceito de “família tradicional”. Veja:
O vídeo motivou pressões políticas de aliados do governo municipal. Na ocasião, o prefeito Anderson Farias afirmou que a cultura da cidade “não seria palco político-ideológico”.

A medida provocou reação imediata. As curadoras Alice Penna e Costa, Bianca Mantovani, Tania Rivitti e Bruna Fernanda deixaram o evento, classificando a decisão como contrária à liberdade de expressão. Nomes como Xico Sá, Noemi Jaffe, Christian Dunker, Micheliny Verunschk e Helena Silvestre também cancelaram suas participações em solidariedade à jornalista.
Na época, a organizadora Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura) afirmou que a retirada de Milly foi feita “em comum acordo” e que o objetivo era preservar a segurança da convidada, que havia recebido ameaças de grupos extremistas após a repercussão do vídeo.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos


