RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Após polêmica com Milly Lacombe, FLIM divulga nova programação

Evento foi remarcado para os dias 28, 29 e 30 de novembro, no Parque Vicentina Aranha, na região central da cidade.

Foto: Reprodução

A 11ª edição da Festa Literomusical de São José dos Campos (FLIM) ganhou nova data e programação após o adiamento ocorrido em setembro, quando a participação da jornalista e escritora Milly Lacombe foi cancelada e provocou a desistência em massa de convidadosrelembre abaixo. O evento foi remarcado para os dias 28, 29 e 30 de novembro, no Parque Vicentina Aranha, na região central da cidade.

Leia mais notícias da região aqui.

Com o tema “Voam as Palavras no Parque das Letras”, a festa reunirá dez mesas literárias — sendo cinco temáticas e cinco dedicadas ao lançamento de livros de autores locais — além de shows, oficinas, atividades infantis e feiras culturais e gastronômicas.

Entre os destaques da programação estão debates com nomes como Jô Freitas, Jéssica Anitelli, Isabella Lubrano e Geovana Tominaga. O evento também contará com apresentações musicais: o show de abertura será com o ator e cantor Silvero Pereira, interpretando canções de Belchior; no sábado (29), se apresenta a cantora Cecília Militão; e o grupo Batuque de Responsa encerra a festa no domingo (30).

A FLIM ainda abrigará a 58ª Semana Cassiano Ricardo, com palestras, homenagens e a entrega do tradicional Troféu Cassiano Ricardo.

Com entrada gratuita, o evento terá acessibilidade com intérpretes de Libras e materiais em braile, além de incentivar doações solidárias de um quilo de alimento não perecível ao Fundo Social de Solidariedade.

Segundo a organização, o objetivo da nova edição é retomar o espírito da festa, promovendo encontros que celebrem a literatura infantojuvenil, a diversidade cultural e a formação de novos leitores.

Relembre a polêmica

A FLIM 2025 estava originalmente marcada para setembro, mas foi adiada após o cancelamento da participação da jornalista Milly Lacombe, que gerou forte repercussão e levou à saída da equipe curatorial e de diversos autores convidados.

A decisão de retirar Milly da programação foi tomada pela Prefeitura após viralizar, nas redes sociais, um trecho de uma entrevista em que a jornalista criticava o conceito de “família tradicional”. Veja:

Vídeo: Reprodução

O vídeo motivou pressões políticas de aliados do governo municipal. Na ocasião, o prefeito Anderson Farias afirmou que a cultura da cidade “não seria palco político-ideológico”.

Foto: Reprodução

A medida provocou reação imediata. As curadoras Alice Penna e Costa, Bianca Mantovani, Tania Rivitti e Bruna Fernanda deixaram o evento, classificando a decisão como contrária à liberdade de expressão. Nomes como Xico Sá, Noemi Jaffe, Christian Dunker, Micheliny Verunschk e Helena Silvestre também cancelaram suas participações em solidariedade à jornalista.

Na época, a organizadora Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura) afirmou que a retirada de Milly foi feita “em comum acordo” e que o objetivo era preservar a segurança da convidada, que havia recebido ameaças de grupos extremistas após a repercussão do vídeo.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS