A deputada federal Rosana Valle esteve nos estúdios da TH+ Band concedendo entrevistas para os telejornais da emissora, o Litoral Urgente e o TH+ Cidade.
Na entrevista que foi ao ar nesta quarta-feira (5), Rosana ressalta o trabalho que vem fazendo com projetos voltados para a saúde das mulheres.
Recentemente, um projeto de autoria da deputada que diminui a idade recomendada para a realização da mamografia no SUS foi aprovado semana passada na Câmara dos Deputados.
“Descobrimos que o SUS orienta exames de mamografia, que os médicos fazem os pedidos só para as mulheres acima dos 50 anos e a cada 2anos, o que está errado. A minha mãe faleceu de câncer de mama no período entre 40 e 50 anos. Quarenta procento dos diagnósticos de câncer são em mulheres entre 40 e 50 anos. […] E agora, os médicos do SUS serão obrigados a pedir”, afirma Rosana.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Questionada sobre o acesso das mulheres à saúde preventiva, Rosana conta que está trazendo aqui para nossa região as carretas da mamografia, que também vão recomendar esses exames às mulheres a partir dos 40 anos.
“A gente está fazendo em parceria com o Fundo Social de São Paulo, através da primeira-dama, Cristiane de Freitas. Mas a gente sabe que não é a realidade de muitas cidades na Baixada Santista. As mulheres têm os exames e, às vezes, elas ficam meses na fila à espera de atendimento. Então, o projeto aprovado é o primeiro passo. A mulher sabe que ela tem direito, ela deve reivindicar”, explica.
O projeto, que já passou pela Câmara dos Deputados, será encaminhado ao Senado Federal e, caso aprovado, passará a valer.
Além disso, Rosana também falou sobre a importância de as mulheres estarem cada vez mais envolvidas com a política.
“Eu acredito que quando a gente tiver maior participação das mulheres na política do país, das cidades e dos estados, teremos mais justiça social. As mulheres têm qualidades essenciais na política. São determinadas, vão atrás, não aceitam não como resposta. As conquistas que eu trouxe para a região da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, como quase um bilhão de reais, em todas as áreas, saúde, educação, infraestrutura, são são resultado do meu trabalho determinado de não desistir”, afirma a deputada.
Valle destacou que um dos grandes exemplos da sua determinação pode ser visto no caso da Ponte dos Barreiros, aeroporto e na conquista de novas casas para a população.
“Agora consegui mais 1.100 casas lá em Cubatão, garantia do governador. Ele mesmo falou ‘você não desiste enquanto não consegue’. Então, eu acredito que eu sou inspiração para muitas mulheres na política, a gente está, através do PL Mulher, incentivando cada vez mais que as mulheres participem da política, porque as lutas femininas, elas não são ideológicas, elas são para que a gente garanta o direito das mulheres, das famílias,(4:56) dos filhos, na educação, e a mulher trabalha muito por isso”, explicou.



