RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cidades da região realizam ações no Dia D contra o Aedes

A ação reforçará a prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti em todo o estado

Neste sábado (8), acontece o Dia D de Mobilização Estadual contra a Dengue, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP). A ação reforçará a prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti em todo o estado.

Segundo o Governo estadual, até a última quarta-feira (5), já haviam sido registrados mais de 3 milhões de casos e 1.102 óbitos por dengue nos municípios paulistas.

Algumas cidades da região realizarão ações neste sábado, enquanto outras realizaram o Dia D durante o mês de novembro. Confira as atividades nos municípios da Baixada Santista:

Santos

Neste sábado (8), a Prefeitura de Santos promove das 9h às 13h, atividades educativas na Praça das Bandeiras, no bairro do Gonzaga, com estande inflável e abordagem direta aos pedestres, com entrega de material educativo.

Também será realizado um pedágio com distribuição de sal aos motoristas em frente a praça. Paralelamente, agentes de combate a endemias percorrerão toda a extensão da orla para vistorias e eventuais eliminação de criadouros.

Guarujá

A cidade de Guarujá também relizará no sábado uma ação de conscientização em dois pontos do Município. A iniciativa contará com a exposição de faixas sobre prevenção às arboviroses no semáforo do Ginásio Guaibê (Santo Antônio), além de panfletagem na fila da balsa Santos-Guarujá, na Avenida Adhemar de Barros.

No decorrer da próxima semana, entre os dias 10 e 14 de novembro, será realizada a Semana de Mobilização do Controle das Arboviroses com ações, em diversos bairros, de orientação, visitas domiciliares e vistorias em escolas, creches, hotéis, pousadas, ferros-velhos, pontos de reciclagem e marinas.

No dia 14, haverá um mutirão de vistoria no bairro Paecará, em Vicente de Carvalho, com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, além de reforçar a importância da prevenção junto à população. A ação contará com 70 agentes de endemias e comunitários de saúde.

Bertioga

A Secretaria de Saúde informou que o Dia D de Mobilização contra a Dengue em Bertioga será realizado no dia 26 de novembro de 2025.

A ação tem como objetivo conscientizar estudantes, professores e a comunidade escolar sobre a importância do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de incentivar práticas de prevenção e disseminação de informações sobre a doença.

As atividades acontecerão em toda a rede municipal de ensino, com destaque para a Escola Caminhos do Bem, que sediará ações nos períodos da manhã e da tarde, voltadas a diferentes faixas etárias.

São Vicente

A Secretaria de Saúde da cidade comunicou que, até o momento, não há programação específica confirmada para o Dia D de Mobilização contra a Dengue, mas destaca que diversas ações vêm sendo realizadas para o controle e a redução dos casos da doença no município. As iniciativas incluem: vacina disponível para o público-alvo de 10 a 14 anos em todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e também no Posto de Vacinação do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365, Centro, 4º andar, em frente aos elevadores do estacionamento G5, ao lado da Angiocorpore), de segunda a sábado, das 10h às 19h.

Peruíbe

Segundo a prefeitura de Peruíbe, coemçará no mês de novembro uma grande mobilização na cidade contra a doença. O primeiro Dia D do ano, será no dia 15 de novembro.

Agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e profissionais da Saúde estarão nas ruas, em todos os bairros, realizando visitas casa a casa com orientações sobre prevenção e combate ao mosquito. Terrenos baldios serão vistoriados. As escolas e prédio públicos também serão alvos de ações de prevenção desde já.

Durante a realização dos mutirões, abriremos salas de vacina nos respectivos bairros, com o intuito de melhorar a cobertura vacinal para toda a população residente na área e incentivar a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

Principais sintomas da dengue

– Febre alta;

– Dor atrás dos olhos;

-Dores no corpo, músculos e articulações;

– Manchas avermelhadas na pele e coceira;

– Náuseas.

Vacinação

O Instituto Butantan desenvolveu a Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, que coloca São Paulo e o Brasil na vanguarda. O imunizante contra os quatro sorotipos de dengue teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine, que mostraram 79,6% de eficácia geral para prevenir casos de dengue sintomática aos dois anos de acompanhamento.

Resultados da fase 3 do ensaio clínico publicados na The Lancet Infectious Diseases mostraram, ainda, uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme.

Atualmente, o Butantan aguarda a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso do imunizante.

*Matéria em atualização

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS