A Polícia Federal cumpriu, nessa sexta-feira (7), quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão em uma operação que mira uma organização criminosa suspeita de tráfico de drogas no noroeste paulista. As ações ocorreram nas cidades de Votuporanga, Fernandópolis e Aparecida D’Oeste (SP) e contaram com o apoio de equipes especializadas e do canil da corporação.
Segundo a PF, os novos mandados foram resultado das investigações iniciadas em setembro, quando a primeira fase da operação levou à apreensão de entorpecentes e à identificação de outros integrantes do grupo. Durante o cumprimento das ordens judiciais, os cães farejadores localizaram drogas em todos os imóveis vistoriados.
Três pessoas que já estavam presas temporariamente acabaram autuadas novamente, desta vez em flagrante por tráfico de drogas, após o material ilícito ser encontrado em suas residências.
Durante uma das diligências, em Fernandópolis, os policiais se depararam com um caso de maus-tratos a um animal: um cão debilitado, com ferimentos e sem acesso à água e alimentação. A Polícia Ambiental e o Centro de Zoonoses foram acionados, e o animal foi resgatado e encaminhado para atendimento veterinário. Os tutores foram multados em R$ 6 mil e poderão responder a processo criminal, cuja pena varia de dois a cinco anos de prisão.
A operação desta sexta complementa a ação realizada na quinta-feira (6), quando outras seis pessoas foram presas nas cidades de Estrela D’Oeste, Votuporanga, Jales e São João de Iracema. Elas são suspeitas de tráfico de drogas e envolvimento em crimes de tortura.
Ao todo, entre quinta e sexta-feira, foram cumpridos 17 mandados judiciais, incluindo oito prisões e diversas apreensões de drogas e objetos relacionados ao tráfico.
A Polícia Federal informou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar outros possíveis integrantes do grupo e desarticular completamente a rede criminosa que atua na região.



