RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Justiça derruba taxa de entrada de veículos turísticos no Guarujá; prefeitura deve recorrer

Segundo o Secretário de Mobilidade Urbana do Guarujá, Rodrigo Sales, a Prefeitura de Guarujá respeita a decisão judicial, mas deve recorrer

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu anular a Lei Complementar n° 291/21, da cidade de Guarujá, que prevê taxa de R$ 900 a R$ 4,6 mil por dia para autorização de entrada de veículos turísticos coletivos de outras cidades.

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) ajuizou a ação afirmando que a instituição de taxa é contrária à Constituição estadual, impondo limitação ao tráfego de pessoas.

O relator da ação, desembargador Renato Rangel Desinano, apontou que essa “taxa de polícia” não é uma competência municipal, mas estadual e que também é necessário que exista uma correlação razoável entre o valor cobrado e o custo da atuação estatal.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

“Nesse contexto, o que se verifica é que não houve a criação de taxa de polícia, mas verdadeira taxa de uso de bem público, com a finalidade de custear a atuação geral do município em matéria urbanística e ambiental, sem efetiva correlação com o exercício concreto do poder de polícia em atividade fiscalizatória específica”, escreveu.

Segundo o Secretário de Mobilidade Urbana do Guarujá, Rodrigo Sales, a Prefeitura de Guarujá respeita a decisão judicial, mas deve recorrer.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS