A decisão ficou para a última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e o Botafogo depende apenas de si.
Neste domingo (16), o Tricolor perdeu para o Criciúma por 2 a 0, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, pela 37ª rodada da competição.
Com o resultado, o Pantera ocupa a 16ª colocação, com 41 pontos –um a mais do que a Ferroviária, 17ª colocada e que abre a zona de rebaixamento.
Assim, o time precisa vencer o Avaí, no domingo (23), às 16h30, no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.
Em caso de empate, a equipe necessita torcer para a Ferroviária não ganhar do Operário-PR fora de casa.
O jogo
Na sua sétima partida no comando do Botafogo, o treinador Ivan Izzo promoveu apenas uma alteração na equipe. Ele escalou o atacante Jonathan Cafu no lugar de Jefferson Nem, vetado pelo departamento médico.
Assim, manteve o estilo de jogo da equipe nas últimas partidas, ou seja, marcando forte e apostando nos contra-ataques.
Já o Criciúma tomou a iniciativa. Aos 3 minutos Gui Lobo completou cruzamento da direita e mandou de cabeça para fora. Sete minutos depois, a equipe da casa abriu o placar com Rodrigo, que desviou de cabeça de escanteio cobrado da esquerda.
Após os 15 minutos, o Tricolor conseguiu equilibrar o duelo. Na primeira chance, Gabriel Risso tocou para Alejo Dramisino, que rolou para Gabriel Barros chutar. A bola desviou na zaga e saiu para escanteio.
Aos 18, Jonathan Cafu cruzou na direção de Léo Gamalho, que não alcançou. Logo depois, Wallison enfiou para Gabriel Bispo, que se esticou todo para finalizar, mas só resvalou e o goleiro Alisson defendeu.
Ainda na etapa inicial, o Botafogo ameaçou em finalização de Wallison, que foi para fora.
Já o time da casa assustou em chutes de Jonatha Robert e Felipinho. No primeiro, Victor Souza segurou, enquanto no segundo a bola cruzou toda a área e ninguém completou.
No segundo tempo, o Tricolor retornou melhor e criou boas chances. Aos 7 minutos, Gabriel Bispo encheu o pé de fora da área e Alisson espalmou.
Na sequência, Gabriel Barros saiu na cara do gol e tentou uma cavadinha, no entanto, Alisson conseguiu desviar e mandou para escanteio.
Com o objetivo de buscar o empate, Ivan Izzo colocou Marquinho e Leandro Maciel nos lugares de Gabriel Barros e Wesley Dias, respectivamente.
Melhor em campo, o Pantera chegou com perigo em cruzamento de Wallison e cabeceio de Jonathan Cafu para fora.
Ivan Izzo ainda colocou Jean Victor, Matheus Barbosa e Guilherme Queiroz nos lugares de Alejo Dramisino, Gabriel Bispo e Jonathan Cafu.
A equipe continuou lutando em busca do empate. O Criciúma, porém, aproveitou um contra-ataque para definir o placar com João Carlos.
O Pantera ainda tentou diminuir, no entanto, não conseguiu e foi derrotado por 2 a 0.



