As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina provocaram estragos em diversas regiões do estado, deixando dezenas de pessoas desalojadas e levando uma cidade a ficar parcialmente submersa. Segundo a Defesa Civil estadual e órgãos de segurança municipais, ao menos 25 cidades foram fortemente afetadas pelo volume de água registrado desde sábado (22).
Até a tarde desta segunda-feira (24), segundo os últimos dados divulgados, 361 residências foram danificadas, obrigando 113 moradores a deixarem suas casas e buscarem abrigo em residências de familiares e amigos ou em estruturas montadas pelas prefeituras.
A situação mais crítica ocorre no Vale do Itajaí, região mais atingida. Em Luiz Alves, o nível da água chegou a alcançar o teto de algumas casas, deixando a cidade parcialmente submersa após o registro de 114 milímetros de chuva em apenas seis horas. Diversas casas foram inundadas, algumas ruas viraram rios. Por conta da situação, a prefeitura do município cancelou as aulas e suspendeu o atendimento em um posto de saúde nesta segunda-feira. Um abrigo foi aberto para receber moradores afetados.
Outros municípios do Vale do Itajaí, como Ibirama, Petrolândia e Lontras, permanecem em estado de alerta por causa dos riscos de novos alagamentos. No Norte do estado, as principais cidades afetadas são Massaranduba, Balneário Barra do Sul e Joinville. Já no Oeste catarinense, as chuvas atingiram principalmente Seara, Rio das Antas, Cunha Porã e Fraiburgo.
Na tarde desta segunda, a Defesa Civil emitiu um novo alerta para temporal com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos para os municípios de Alto Bela Vista, Campos Novos, Capinzal, Concórdia, Ipira, Lacerdópolis, Ouro, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco.




