RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cetras apresenta balanço de 2025 com mais de 1,3 mil animais atendidos

O sucesso na reabilitação de espécies predadoras — entre elas Gavião-carijó, diferentes espécies de corujas e serpentes peçonhentas, como a cascavel — é fundamental para a saúde dos ecossistemas e para o controle de populações naturais

Foto: Guilherme Sircili

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) Morro de São Bento, ligado a Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade divulgou um balanço de suas atividades em 2025. Até o dia 14 de novembro, a instituição realizou mais de 1,3 mil atendimentos e 674 solturas. O fluxo de trabalho registrado pelo Cetras reflete o aumento da demanda por resgate, triagem e cuidados especializados com animais silvestres.

Com mais de 670 animais devolvidos ao habitat natural, a instituição reafirma seu impacto positivo na conservação ambiental, garantindo que espécies resgatadas, tratadas e reabilitadas retomem seu papel no equilíbrio ecológico.

O desempenho parcial do mês de novembro (até o dia 14) reforça a diversidade de espécies atendidas e reintroduzidas. Nesse período, 121 animais foram soltos, incluindo representantes de topo de cadeia alimentar e importantes reguladores biológicos, como mamíferos, répteis e aves de rapina.

O sucesso na reabilitação de espécies predadoras — entre elas Gavião-carijó, diferentes espécies de corujas e serpentes peçonhentas, como a cascavel — é fundamental para a saúde dos ecossistemas e para o controle de populações naturais.

Entre as espécies com maior número de solturas em novembro, destacam-se:

Periquito-de-encontro-amarelo: 25 indivíduos

Gambá-de-orelha-branca: 15 indivíduos

Suindaras: 6 indivíduos

“Os números refletem não apenas o volume de trabalho, mas a qualidade das ações realizadas diariamente pela nossa equipe. Cada animal devolvido à natureza representa uma vitória para a conservação e para o equilíbrio dos ecossistemas da nossa região. Nosso compromisso é garantir que todos recebam atendimento adequado, desde o resgate até a reabilitação e soltura, sempre com responsabilidade técnica e respeito à vida silvestre”, completa Alexandre Gouvêa, Zootecnista e responsável técnico do cetras Morro de São Bento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS