O Projeto Veja Bem, desenvolvido pelo Instituto Ryan, entidade vinculada à Prefeitura de Guarujá, está atendendo centenas de crianças em situação de vulnerabilidade social, de maneira a levar exames oftalmológicos e entrega de óculos de grau para os pequenos que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente entre os meses de julho a setembro, já foram entregues 129 óculos.
A iniciativa, que surgiu em julho deste ano, busca entregar até o dia 31 de outubro de 2025 um total de 250 óculos. O intuito é reduzir a fila de espera para crianças e adolescentes que necessitam desse atendimento.
O processo para aquisição do óculos começa com um oftalmologista do instituto realizando o primeiro atendimento, onde são feitos os exames necessários para diagnosticar possível necessidade de uso de óculos. Caso se confirme a necessidade, a criança escolhe o modelo de óculos no mesmo dia e, em cerca de três semanas, retira os óculos no local.
A coordenadora do Instituto, Ellen Diane, salienta que a iniciativa impacta diretamente o dia a dia das crianças. “Muitas delas acabam indo mal na escola por apresentarem alguma dificuldade de visão. Recebemos diversos relatos de pais quanto a isso. Essa iniciativa reflete em uma melhora escolar e na qualidade de vida como um todo”, destaca.



