O grupo de pesquisa Fala Chemsex, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, realiza no dia 29 de novembro uma nova ação de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. A iniciativa ocorre das 8h às 12h, no saguão da Rodoviária de Ribeirão Preto.
A atividade integra uma série de ações de saúde promovidas pelo grupo no local, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Além dos testes, que ficam prontos em cerca de 20 minutos, a campanha oferece bate-papo, aplicação de questionário de saúde, distribuição gratuita de preservativos e orientações sobre formas de prevenção.
Sobre o Fala Chemsex
O Fala Chemsex é um grupo de pesquisa que busca construir uma linha de cuidado voltada às pessoas que praticam chemsex — o uso intencional de substâncias psicoativas para potencializar experiências sexuais.
Coordenado pela USP, com apoio de diversas instituições acadêmicas, governamentais e da sociedade civil, o projeto propõe protocolos de acolhimento, cuidado e redução de danos que respeitam a diversidade, a autonomia e a vivência de quem experimenta essa realidade.
Coordenado pela professora Ana Paula Morais Fernandes, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, o estudo conta com a parceria de instituições como o CRT-DST/Aids-SP, referência nacional em políticas públicas de saúde, além de universidades brasileiras e internacionais e organizações como o Instituto Multiverso.
**Por Jornal da USP



