Campinas celebrou uma década de incentivo à pesquisa nas escolas públicas municipais. Nesta quinta-feira, 27 de novembro, a prefeitura encerrou a 10ª edição do Fórum Estudantil de Pesquisas (FEP), que reuniu cerca de 2.500 participantes ao longo de dois dias no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp.
O evento, que contou com a presença de 39 escolas e 91 profissionais da educação, é a culminância de um ano de trabalho do programa de iniciação científica da rede municipal. Na terça-feira, 25 de novembro, foram expostos os projetos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encerramento, nesta quinta, foi dedicado às crianças da Educação Infantil.
Os pequenos cientistas, de 19 escolas, apresentaram 32 pesquisas. Os estandes viraram um grande laboratório de descobertas. Com lupas na mão, as crianças observavam de perto o desenvolvimento de borboletas e larvas. Em outro espaço, criavam desenhos para “arborizar a cidade” e brincavam com dados de formas geométricas.
Um dos grandes sucessos foi o “Jardim de Aromas”, uma pesquisa feita com garrafas PET. Os visitantes podiam cheirar ervas como camomila, tomilho e erva-doce através de furinhos nas garrafas, conhecendo os temperos e chás comuns nos quintais da cidade. As paredes dos estandes mostravam o passo a passo de como cada pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano.
Além das exposições, o evento teve cantinhos de leitura e brincadeiras educativas. A Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra, também participou, ajudando a despertar a consciência ambiental nos estudantes.
A edição de 2025 marcou os 10 anos do Fórum, uma iniciativa criada para dar visibilidade ao conhecimento produzido dentro das salas de aula da rede pública. O programa que dá base ao evento surgiu de uma parceria entre a prefeitura e a Embrapa, com o objetivo de apoiar os professores no desenvolvimento de projetos de investigação científica.
Para as coordenadoras do programa, o evento é a celebração de uma parceria de sucesso e a materialização de um conhecimento criativo e autoral, colocando em evidência a potência do trabalho colaborativo e da escola pública.



