A Defesa Civil de São José dos Campos inicia na segunda-feira (1º) a chamada Operação Verão, que prevê atenção total aos moradores que estão em áreas consideradas de risco para alagamentos e deslizamentos de terra nesse período mais chuvoso do ano. As ações seguirão até 31 de março do ano que vem.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a prefeitura, o objetivo é prevenir e reduzir possíveis danos nesse período de maior incidência de chuvas em áreas de risco do município. A operação é desenvolvida todos os anos em conjunto com órgãos estaduais e concessionárias de serviços.
O trabalho, conforme a prefeitura, a ação envolve o monitoramento dos índices pluviométricos, vistorias de campo, orientações e atendimentos emergenciais. O objetivo é realizar ações preventivas e manter um sistema de alerta para atendimentos de emergências.

O acompanhamento remoto das condições meteorológicas é feito com base em informações que chegam à Central 190, por meio do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que tem sede em São José.
Os agentes também contam com as previsões de tempo da Defesa Civil Estadual, que abrangem o período de 72 horas. Com as informações disponíveis, o órgão pode decidir enviar equipes para vistoriar áreas de risco no local.
Botões para matérias – Vale
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



