O condomínio Alcatrazes foi autuado pela Prefeitura de São Sebastião após ser identificado como responsável pelo lançamento irregular de esgoto na rede de drenagem pluvial que deságua na praia de Boiçucanga.
Leia mais notícias da região aqui.
A infração ambiental foi constatada por equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), após determinação direta do prefeito Reinaldinho Moreira para abertura de investigação. O empreendimento recebeu multa de R$ 76.800 e foi notificado a realizar adequações na rede interna de esgoto.
A apuração começou depois que vídeos circulando nas redes sociais mostraram um líquido escuro escoando em direção à faixa de areia – veja abaixo. Equipes de fiscalização vistoriaram a galeria de drenagem, a área da praia e o entorno, identificando grande volume de água represada que, ao ser desobstruída, escoou de forma intensa, explicando as imagens registradas. A Semam também verificou a rede pública de esgoto operada pela Sabesp, descartando falha da concessionária.
Os técnicos então concentraram a investigação em imóveis particulares e constataram que o condomínio Alcatrazes era o responsável pelo despejo. Testes com corante em vasos sanitários, pias e áreas de serviço dentro do empreendimento mostraram que o mesmo corante aparecia na saída da galeria de drenagem que leva à praia, confirmando a ligação clandestina de esgoto doméstico à rede de águas pluviais.
Além da multa, o condomínio foi notificado a promover todas as adequações necessárias em sua rede de esgoto, sob pena de novas sanções em caso de descumprimento.
A ação da Semam reforça a postura da prefeitura em responsabilizar infratores e enviar um recado a outros empreendimentos de que ligações irregulares em drenagens e cursos d’água não serão toleradas.
Siga o perfil do THMais Vale no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos



