RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Inscrições para Escola bilíngue de João Pessoa terminam neste domingo (7)

Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução

Os candidatos passarão por avaliação de uma Comissão composta pela gestão, secretaria e especialista da unidade escolar, responsável por validar a documentação e os critérios obrigatórios

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, publicou na edição de 26 de novembro de 2025 do Diário Oficial do Município o edital que regulamenta o processo seletivo para ingresso de novos alunos no ano letivo de 2026 da EMEI Bilíngue Dom José Maria Pires.

De acordo com o documento, as inscrições estarão abertas até 7 de dezembro, com oferta exclusiva para turmas de 6º ano em tempo integral.

Vagas ofertadas

O edital estabelece o total de 120 vagas para novos estudantes. Destas, 5% serão reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD). O responsável pelo candidato PcD deverá apresentar laudo médico com indicação da deficiência e o código CID, além de informar a necessidade de materiais específicos, como prova em Braille, ledor ou transcritor.

Segundo o edital, caso as vagas reservadas não sejam preenchidas, elas retornarão para a ampla concorrência.

Inscrições presenciais ou online

As inscrições podem ser feitas presencialmente na secretaria da escola ou por meio de formulário eletrônico disponível no endereço informado no edital. O responsável deve preencher a ficha de inscrição e apresentar declaração da escola de origem, comprovando o ano escolar atual.

Os candidatos passarão por avaliação de uma Comissão composta pela gestão, secretaria e especialista da unidade escolar, responsável por validar a documentação e os critérios obrigatórios.

Não serão aceitas inscrições de estudantes que já estejam aprovados no 6º ano do Ensino Fundamental II, e serão desclassificados aqueles que apresentarem documentos incompatíveis com a realidade declarada.

Provas e critérios de classificação

A seleção será realizada por meio de provas escritas no dia 15 de dezembro de 2025, das 13h às 15h30, na própria EMEI.

A avaliação será composta por:

  • Língua Portuguesa: gramática, interpretação, análise textual (10 questões) e redação;
  • Matemática: 10 questões.

No total, a prova objetiva terá 20 questões, além da redação.

Serão classificados os estudantes que obtiverem média final igual ou superior a 6,0. Os candidatos com nota inferior entrarão em lista de espera, desde que alcancem ao menos 50% da pontuação máxima na redação.

Em caso de empate, os critérios adotados serão:

  1. Maior nota na redação;
  2. Maior nota em matemática;
  3. Maior nota em português;
  4. Residência em bairro mais próximo à escola.

Se houver novas vagas ao longo do ano letivo, poderão ser realizadas novas provas de admissão seguindo os mesmos critérios do edital.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS