RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Greve na Alstom, em Taubaté, chega ao fim após aprovação de acordo

Acordo entre empresa e sindicato garante reajustes, novos benefícios e estabilidade até 2026.

Foto: Divulgação/Sindmetau

A greve na fábrica da Alstom em Taubaté foi encerrada nesta sexta-feira (5), após funcionários aprovarem, em assembleia, a proposta negociada com o Sindmetau. Com o acordo validado, as atividades foram retomadas imediatamente na unidade, que emprega cerca de 700 trabalhadores.

Leia mais notícias da região aqui.

A Alstom confirmou o fim da paralisação e destacou que o entendimento alcançado reforça o compromisso da companhia com a valorização dos funcionários e com a sustentabilidade de suas operações no país.

O acordo aprovado tem validade até 2027 e prevê avanços importantes em benefícios. A PLR terá reajuste de 8,4% para o ciclo 2025/2026, enquanto o vale-alimentação — que está em fase de implantação — teve aumento de 33% em relação à proposta inicial da empresa. O benefício passa a ser pago a partir de janeiro, com valores retroativos a dezembro.

Segundo o sindicato, a soma dos valores conquistados em PLR e VA deverá injetar R$ 18,7 milhões na economia de Taubaté até 2027. A negociação também garantiu estabilidade no emprego até 5 de março de 2026, exceto nos casos previstos em lei ou contratos específicos.

A paralisação teve início na segunda-feira (1º), após impasse nas negociações sobre os benefícios. A mobilização durou quatro dias e abriu caminho para uma nova rodada de diálogos que resultou no acordo final.

Instalada em Taubaté desde 2015, a Alstom atua na produção de trens e participa de projetos de mobilidade no Brasil e em cidades como Santiago, Taipei e Bucareste.

Siga o perfil do THMais Vale no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

Se inscreva no canal do Youtube da THMais SBT Vale e veja nossos vídeos

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS