RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Estátua em homenagem a Jackson do Pandeiro é reinstalada no Hotel Globo

Monumento em homenagem ao "Rei do Ritmo" foi restaurado e ganha novo espaço após repetidos atos de vandalismo na Praça Rio Branco

Monumento em homenagem ao
Estátua de Jackson do Pandeiro foi instalada no Hotel Globo, em João Pessoa | Foto: Divulgação/PMJP

A estátua de Jackson do Pandeiro agora integra o cenário do Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa, e sua instalação se tornou o destaque da tarde dessa sexta-feira (5). O monumento foi revelado ao público durante um concerto do conjunto Cellos de Câmara, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que levou grandes obras da música erudita ao projeto ‘Sol Maior’ e atraiu moradores e visitantes entusiasmados com a programação cultural.

Peça em bronze, a escultura mostra o “Rei do Ritmo” sentado em um banco, com o pandeiro nas mãos. A peça, alvo de repetidas depredações, foi restaurada pelo escultor original da obra, Jurandir Maciel. A estátua retorna agora com a proposta de recuperar e valorizar a memória do cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano em um dos pontos históricos mais simbólicos da cidade.

Antes de chegar ao novo endereço, o monumento ocupava a Praça Rio Branco, palco tradicional do Sabadinho Bom, onde acabou sendo danificado diversas vezes. A transferência busca garantir maior segurança após os sucessivos atos de vandalismo. Esta é a segunda reforma da escultura. A primeira ocorreu em 2022, quando a peça foi recolocada para seu ponto original, onde havia sido instalada pela primeira vez em setembro de 2012, quando Jackson completaria 93 anos.

De acordo com o diretor da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, a reinstalação estátua de Jackson do Pandeiro integra um conjunto mais amplo de ações de recuperação de esculturas no Centro Histórico. “Esse trabalho faz parte de um projeto da Funjope, orientado pelo prefeito Cícero Lucena. A intenção é promover o processo de restauração no Centro Histórico, que é um espaço de memória e cultura”, ressaltou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS