RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio
Hélio Consolaro
Hélio Consolaro
Hélio Consolaro, professor, jornalista e escritor, 75 anos. Oito livros publicados. Membro da Academia Araçatubense de Letras, foi vereador e secretário municipal de Cultura por oito anos. Escreve o Blog do Consa.

Araçatuba: um menino e 200 mil habitantes

Os pais cumpriram suas obrigações para não frustrar o menino em sua vocação, e tivemos a oportunidade de ver o filme "O filho de mil homens"

Miguel Martines | Divulgação
Miguel Martines | Divulgação

“Quando se sonha grande, a realidade aprende.” (Válter Hugo Mãe)

Alguém atravessou o ribeirão Baguaçu e chegou a São Paulo, foi mostrar o talento do fundão de São Paulo. Seus pais atenderam ao pedido do menino Miguel Martines, deram-lhe as mãos e levaram-no até os ares artísticos da capital. Perderam até dias de serviço. A internet encurta caminhos, mas não faz tudo.

Com essa coragem, os pais cumpriram suas obrigações para não frustrar o menino em sua vocação, e tivemos a oportunidade (juntamente com a Fátima) de ver o filme “O filho de mil homens”, com Rodrigo Santoro e Miguel Martines pela Netflix.

Mas esse não é o menino de Araçatuba? – perguntei para a Fátima.

Sim, é ele, participou do curta “Fogo no canavial”?, da Fernanda Machado, Edital da Prefeitura de Araçatuba.
Como eu e a Fátima somos envolvidos na cultura de Araçatuba, começamos a conversar sobre a importância da política pública voltada para a Cultura.

Conversei com o jornalista Antônio Reis e fiz-lhe o convite para que fôssemos conversar com os pais, o Miguel, com a família, armado de sua máquina fotográfica (não é celular). Agendamos. Arlindo Martines Júnior e Nataly Lino e Izeli Martines nos recebeu com grande alegria. E assim fomos perguntando.

Miguel Martines ao assistir no cinema mesmo: “Detetives do prédio azul” disse à mãe:

Em breve, estarei nas telonas!

Como menino deseja aleatoriamente as profissões, sua mãe ouviu e calou-se. Mas ele insistiu, então tomou suas providências. Vai que dá certo, Nataly e Júnior não queriam ser pais castradores.

Fernanda Machado anunciou que precisava contratar um ator mirim. Edital da Prefeitura. Gente e mais gente se inscreveram, mas o escolhido foi Miguel Martines.

Se não fosse essa oportunidade em Araçatuba, certamente não teria continuado – disse Nataly.

O filme “O filho de mil homens” foi baseado no livro do escritor português Válter Hugo Mãe, que esteve na estreia do filme aqui no Brasil. A família ficou acompanhando as filmagens por cinco meses, em Búzio (RJ) e Igatu (BA), filmando e fazendo as tarefas escolares.

Aos 117º. aniversário de Araçatuba, sentimos que ela ganha feição cultural, basta sonhar grande. Seus artistas são exemplos, o menino Miguel Martines desafia as distâncias.

*Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro das academias de letras de Araçatuba, Andradina, Penápolis e Itaperuna-RJ

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.