O Comércio de Ribeirão Preto projeta crescimento médio de 3% a 5% nas vendas alusivas ao Natal 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta pesquisa do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo).
O ticket-médio deve variar entre R$ 200 e R$ 300 para produtos de menor valor agregado, e entre R$ 600 e R$ 700 para produtos de maior valor.
Considerando todo o mês de dezembro, a projeção é para uma alta média entre 2% e 4% nas vendas. “A tendência é de que o consumidor pesquise bastante nas primeiras semanas de dezembro. O grande pico de vendas virá com o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário que deve ocorrer, no máximo, até 20/12”, explica Diego Galli Alberto, economista, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.
“O Comércio já se prepara para um grande movimento entre sexta (20) e quarta (24, véspera de Natal), especialmente no sábado (21). De 25 a 31/12 haverá uma acomodação natural das vendas”, completa.
Nacional
A estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) é de que as vendas de Natal tenham crescimento médio de 2,1%, no Varejo brasileiro, movimentando cerca de R$ 72,71 bilhões. O setor de supermercados deve ser responsável pela maior fatia dessa movimentação financeira (43,3%).
“Importante destacar que Ribeirão Preto é um polo regional de consumo. Milhares de moradores da macrorregião, e até mesmo do Sul de Minas, costumam fazer compras aqui aproveitando para curtir programas diferentes até mesmo em família. Isso também acaba movimentando outros setores conectados ao Varejo”, observa o pesquisador.
Campeões de vendas
Os produtos mais procurados pelo consumidor, no Natal 2025, serão Roupas/Calçados/Acessórios, Celulares/Notebooks, Brinquedos, Bicicletas, Artigos Esportivos, Joias/Bijuterias, Perfumes/Cosméticos e Eletrodomésticos.
“Além das compras natalinas, os tradicionais presentes de amigo secreto também ajudam a movimentar o Comércio Varejista acompanhando a temporada de confraternizações”, destaca Galli.
Intenção de compra
Ainda de acordo com o CPV SINCOVARP/CDL RP, 77% dos consumidores ribeirão-pretanos pretendem ir às compras nesse fim de ano. A média nacional é de 76%, segundo pesquisa CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas)/SPC Brasil.
O levantamento também revela que 38% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de presentes do ano passado, 31% pretendem comprar mais e 20% menos. 34% têm a percepção de que os preços estão mais caros.
Entre os que gastarão menos, 30% dizem que pretendem economizar, sendo que 25% justificaram essa opção por estarem em situação financeira difícil, 19% citaram preocupação com a economia brasileira no ano que vem e 17% alegaram outras prioridades de gastos.
De olho no preço
A pesquisa mostra que 82% dos consumidores pretendem pesquisar preços antes de comprar os presentes de Natal. Desse total, 87% pretendem pesquisar na internet e 63% percorrendo as lojas físicas.
Ambientes de compra
Ainda de acordo com a pesquisa CNDL/SPC Brasil, as lojas físicas ainda são o principal canal de compra para 75% dos consumidores que pretendem adquirir presentes nesse fim de ano. 58% declaram que vão realizar alguma compra de Natal pela internet. Entre os consumidores que pretendem comprar online, 71% devem utilizar aplicativos e 61% sites. O Instagram aparece como canal de compra para 23%.
Meios de pagamento
Entre as principais modalidades de pagamento para as compras de Natal, a preferida do consumidor é o PIX (54%), seguida por cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (28%) e dinheiro (23%). Em média, o consumidor optará por pagar em até 4,8 parcelas. 79% dos entrevistados acreditam que o crédito influencia muito ou um pouco nas decisões de compra de Natal, sendo que, para 39% deles, sem o crédito comprariam bem menos presentes.
Empregabilidade
O CPV SINCOVARP/CDL RP projeta que a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas no Varejo de Ribeirão Preto, em dezembro de 2025, deve apresentar crescimento entre 2% e 4%, impulsionada pelo impacto positivo do Emprega Mais Ribeirão, programa inédito que fechará o ano com mais de 20 mutirões de empregabilidade realizados e centenas de vagas oferecidas pelo Comércio Varejista.
“Mesmo nesse começo de dezembro ainda há vagas a serem preenchidas no setor lojista, muito pela carência de mão de obra qualificada. É uma ‘dor’ do empreendedor que estamos enfrentando com união de forças, vigor e inteligência. Grande parte dos empresários optou por utilizar a equipe que já tinha adiando, ao máximo, a contratação de temporários*”, destaca Galli.
Fatores macroeconômicos
Para entender a tendência de consumo para dezembro, é preciso colocar as variáveis na balança. São fatores positivos: a queda do índice de desemprego (5,4%/3T 2025, menor patamar desde 2012/IBGE) e a recente queda na cotação do dólar (média de R$ 5,35 de 1/10 até agora), moeda que baliza os preços dos produtos importados.
Por outro lado, a inflação continua com previsão acima da meta (4,43%/Banco Central/dez. 2025). A taxa de juros permanece em 15% ao ano (Copom/Banco Central), encarecendo o crédito.
Os níveis de inadimplência (71,86 milhões de consumidores com contas em atraso/SPC Brasil) e de endividamento das famílias (79,5%/CNC) continuam elevados. O consumo das famílias apresentou estagnação no terceiro trimestre de 2025, cresceu apenas 0,1% (CNC). No mesmo período, o PIB (Produto Interno Bruto), também subiu 0,1% (IBGE), confirmando a perda de força da economia.
“A combinação de todos esses fatores fez diminuir o poder de compra e o otimismo do consumidor. Muitos farão compras de fim de ano ‘no sacrifício’ já entrando em 2026 com o orçamento comprometido. O Varejo esteve abaixo do esperado, em 2024, e continua assim nesse ano. A grande expectativa dos lojistas é de que o consumidor, que tem priorizado despesas mais essenciais, tenha feito certa economia para poder investir um pouco mais nos presentes de fim de ano como se fosse uma ‘demanda reprimida’. Se confirmadas as projeções para dezembro, restará saber se serão suficientes para que o Comércio Varejista termine 2025 ‘no azul’”, finaliza Diego Galli Alberto.
Aberto até mais tarde
Conforme Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e Sincomerciarios RP (Sindicato dos Empregados do Comércio), o horário estendido para o período das vendas do Natal 2025, entre 1 e 24/12, em Ribeirão Preto (SP), está definido da seguinte forma:
Comércio Tradicional
– De segunda a sábado: das 9h às 22h;
– Domingos (7), (14) e (21): das 10h às 17h;
– Quarta-feira (24), véspera de Natal: das 9h às 18h.



