Segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira (10/12) pelo Instituto Paraná Pesquisas, a deputada federal Rosana Valle (PL-SP) possui 8% da preferência do eleitorado para o Senado Federal. Na análise estimulada, a liberal sai à frente do deputado estadual Tomé Abduch e do secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma – ambos do Republicanos. A parlamentar também é lembrada pelo eleitorado paulista no levantamento espontâneo (0,1%).
Presidente da Executiva Estadual do PL Mulher de São Paulo, Rosana é citada no segundo cenário do estudo do Instituto Paraná para senadora. Além de superar Abduch (4,3%) e Tuma (6,4%), a liberal empata tecnicamente com o presidente da Executiva Nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (11%).
No primeiro pelotão do levantamento, aparecem o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), 40,3%.
No pleito eleitoral do ano que vem, os brasileiros vão às urnas para eleger dois senadores por estado e pelo Distrito Federal (DF). As composições partidárias que vão definir as chapas e os candidatos ao Senado devem acontecer até março do próximo ano.
Na análise de Rosana, o levantamento divulgado nessa quarta-feira, no qual ela aparece com até 8% para senadora, é o reconhecimento do eleitorado paulista quanto à sua atuação legislativa, em segundo mandato, “baseada na transparência, no respeito e no compromisso com o desenvolvimento do País”.
Reeleita em 2022 com 216.437 dos sufrágios válidos, a deputada federal também avalia que o fato de ser lembrada pelo eleitorado paulista para uma cadeira na Câmara Alta do Congresso Nacional representa o desejo por uma maior representatividade feminina alinhada aos preceitos liberais e conservadores que balizam a Direita no Brasil:
“Fico honrada com mais este reconhecimento da população, que acompanha nossa atuação parlamentar e acredita num trabalho austero e que represente a força da mulher, o livre mercado, Deus, Pátria e família. Seguimos com nossa missão, em Brasília, votando pautas importantes para o País e propondo as melhorias que nossa nação carece”, observa Rosana.



