Na noite desta quinta-feira (11), o prefeito de São Vicente e presidente do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), Kayo Amado, foi foi homenageado com o título de Cidadão Praia-grandense. O título foi dado após propositura do vereador Rômulo Brasil (PP) e aprovação unânime do Legislativo da Cidade.
O evento realizado na Câmara de Praia Grande contou com a presença de familiares, amigos e autoridades de São Vicente e cidades vizinhas.
A honraria celebra a trajetória de Kayo Amado e sua influência política no desenvolvimento da Baixada Santista. À frente do Condesb, ele é um dos responsáveis por tratativas metropolitanas, como a revitalização da ciclovia da Avenida Tupiniquins — obra que interliga cidades vizinhas com 1,7 km de extensão, viabilizada por recursos obtidos pelo prefeito junto ao Estado —, além de projetos como o Plano de Gestão Integrada das Orlas da Baixada e o convênio de regionalização das guardas municipais. Recentemente, também assumiu a vice-presidência de Territórios Subfinanciados na Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Emocionado, o prefeito celebrou as dificuldades superadas ao longo de sua jornada e os desafios de administrar a 83ª maior cidade do Brasil, mesmo estando apenas na 4.822ª posição em renda per capita. “Sou apaixonado pelo que faço. Os municípios são onde a vida acontece, onde a política pública chega na ponta e pode salvar uma vida. Não é fácil conviver com a escassez de recursos, mas minha vontade de vencer é maior”.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Autor da propositura, o vereador Rômulo Brasil destacou o papel articulador e o olhar metropolitano do prefeito, classificando-o como uma das principais lideranças políticas da região. “O Kayo é um jovem com respeito e dedicação à sua Cidade. Temos, sim, que valorizar essas pessoas. Ele faz um trabalho muito importante no Condesb, planejando o desenvolvimento de forma coletiva. Parabéns, prefeito! Esta homenagem é um gesto de muito carinho de, acima de tudo, um amigo”.
Durante a cerimônia, o prefeito ouviu depoimentos emocionados de pessoas que fazem parte de sua história em São Vicente, como a vice-prefeita Sandra Conti. “Eu não preparei discurso, porque quero falar com o coração. Nossa relação começou efetivamente há cinco anos, mas há muito tempo eu já percebia que o Kayo seria o nome da Cidade. Sempre admirei aquele rapaz indignado com as injustiças, com o fato de sua Cidade não ter uniforme como política pública, uma maternidade digna para as mães. Depois que me aproximei, conheci o ser humano Kayo Amado, a quem, se eu pudesse dar um conselho — um conselho de mãe, pois você tem a mesma idade que meu saudoso filho teria — diria: nunca perca seu brilho, sua essência!”, discursou.
A jornada de um prefeito dura 24 horas. Em paralelo, Kayo concilia o trabalho com a vida de marido e pai. Sua esposa, Thaynã Amado, manifestou gratidão em nome dela e da pequena Melissa. “O Kayo é aquele pai presente em todos os momentos. Quem trabalha com ele sabe que ele é ligado nos 220. Depois que a Melissa nasceu, aí que não desliga mesmo. A presença dele nos traz amor, carinho e conforto. Ele não ignora os problemas que tem pra resolver. Vai e encontra uma solução. Enche nossas vidas de alegria”.
“Minha mãe, que está aqui, é testemunha do quanto me debrucei para ter a oportunidade de ser prefeito. Foram quatro eleições perdidas, que me fortaleceram para, hoje, vivenciar dias inesquecíveis em minha vida como este”, completou o homenageado da noite.



