RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Orquestra do Prima comemora 13 anos com Grande Concerto e homenagem a Chico César

O Grande Concerto 2025 do Prima será realizado no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, no dia 22 de dezembro

Comemorando 13 anos de atuação, o evento celebra a trajetória do programa e presta uma homenagem ao cantor e compositor Chico César
O Prima, que já transformou a vida de crianças e adolescentes de todo o estado, conta com 16 polos em 13 municípios da Paraíba | Foto: Divulgação/Secom-PB

O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), criado pelo Governo da Paraíba, realiza na próxima segunda-feira (22), às 19h, o Grande Concerto 2025 no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. Comemorando 13 anos de atuação, o evento celebra a trajetória do programa e presta uma homenagem ao cantor e compositor Chico César.

O Prima, que já transformou a vida de crianças e adolescentes de todo o estado, conta com 16 polos em 13 municípios da Paraíba, promovendo a inclusão através da música e das artes. O secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, destacou o poder transformador do programa como política de inclusão social, união e harmonia e falou sobre a expectativa para o Grande Concerto de 2025.

“Os alunos do Prima terão a oportunidade de estarem numa grande sala, que é o Teatro Pedra do Reino, juntos com jovens de outros polos, o que demonstra o caráter de inclusão do Prima, com esse espaço de intercâmbio, de trocas. O concerto é resultado de todo um ano de dedicação desses jovens, que passaram horas ensaiando nos seus polos, nas suas cidades, desenvolvendo habilidades. Tenho certeza do poder transformador que é este programa de inclusão social que tem a chancela mais que merecida do Governo da Paraíba, que compreende a importância de inserir nossos jovens paraibanos na arte por meio da música”, comentou.

O diretor de Gestão do Prima, Milton Dornellas, falou sobre a concepção do concerto em 2025. “Este evento representa não apenas o encerramento de mais um ciclo de formação musical, mas é um momento de reconhecer conquistas, inspirar novos desafios, reafirmar o poder da arte como caminho de desenvolvimento humano e celebrar um ano inteiro de dedicação, aprendizado e crescimento artístico coletivo. Já homenageamos grandes nomes da nossa música como, Jackson do Pandeiro, Sivuca e, este ano, de igual grandeza, teremos a presença de Chico César, tocando o repertório dele com os músicos do Prima”, afirmou.

A orquestra do Prima, será composta por 60 coralistas e 220 musicistas, entre alunos e professores, dos 16 polos situados em 13 municípios da Paraíba e estará sob a regência do maestro Rainere Travassos.

O concerto foi estruturado por momentos. No primeiro, a orquestra formada só por alunos do programa tocará seis músicas que são: Symphony № 1, de Gustav Mahler; Aragonaise, de Geordes Bizet; New World Symphony, de Atonin Dvorak; Coisa № 1, de Moacir Santos; Floresta Azul, de Letieres Leite e um Pout – Pourri Natalino, de Folk Song.

No segundo momento, Chico César com a orquestra do Prima, apresentarão as músicas: Pensar em você; Estado de Poesia; Palavra Mágica; À primeira vista; Negão/Mand’ela, de composição de Chico César e a última música do segundo momento, Mama África/Brilho de Beleza/Para não dizer que não falei das flores, de composição de Chico César, Negro Tanga e Geraldo Vandré.

No terceiro momento, final do concerto, haverá apresentação de Chico César, coro e orquestra do Prima, com as músicas: Paraíba meu amor e Deus me proteja, de Chico César. Por fim será apresentada a música, Pedra de Responsa, de Chico César e Zeca Baleiro.

Rainere Travassos, coordenador artístico e regente da orquestra do Prima, falou sobre como se deu o processo de audição para o concerto. “O principal objetivo da audição foi conhecer melhor a formação da orquestra, organizar a disposição entre cadeiras, estantes e instrumentos com base no número de vídeos enviados, e identificar os músicos que ocuparão funções específicas como Spalla, chefes de naipe, estantes e solistas. Durante o processo, todos os alunos foram avaliados com atenção e respeito às suas individualidades. Foram consideradas as competências técnicas, a expressividade musical e a preparação geral de cada participante. A partir desta audição, conseguimos estruturar a orquestra de forma equilibrada e representativa, valorizando o talento e o empenho dos nossos músicos. Que este concerto seja uma celebração da música, da coletividade e do crescimento artístico de cada aluno”, destacou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS