A nova sede da Polícia Federal em Santos deve ficar pronta em até três anos e meio a partir de 2026 e terá um investimentos de R$ 58 milhões da APS, com participação da Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS).
O memorando de entendimento para a construção da nova sede foi assinado pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no dia 16 de setembro, em Brasília.
O empreendimento, um edifício de 10 andares, terá 5,8 mil m² e ficará em área próxima ao Mercado de Peixes. O espaço, integrará as unidades de polícia judiciária, administrativa e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom).
O presidente da APS destacou o ciclo de grandes investimentos no Porto de Santos. “Passamos por um momento histórico, destravando obras centenárias, a exemplo do túnel Santos-Guarujá, o aprofundamento do canal de acesso, uma ampliação histórica do Porto – que hoje tem 7,2 milhões – para 20 milhões de metros quadrados. Isso aumenta a responsabilidade de todas as instituições, principalmente aquelas responsáveis pela competência constitucional para cuidar da segurança”, afirmou Pomini na assinatura do memorando.
O complexo deve ser instalado no imóvel que já serviu ao Ministério da Pesca, em frente ao Centro de Convenções. Além da posição estratégica na entrada do canal, a Polícia Federal destacou o aprimoramento das condições de segurança para combater o narcotráfico em âmbito internacional e para dar respostas mais ágeis a incidentes e operações em alto-mar, como o contrabando e outros crimes transnacionais.



