Além de ser reconhecida como uma das melhores cidades do Brasil para idosos, com cerca de 25% da população acima dos 60 anos, Santos também está aparecendo em listas de cidades que se podem viver bem sem carro.
O influenciador Dimas Moura, do “Sou Mais 50”, publicou um vídeo em que cita Santos, Curitiba e João Pessoa como as melhores cidades para viver bem sem veículos.
Entre os motivos apontados por Moura para a escoha de Santos está a ciclovia do maior Jardim em orla de Praia do mundo. A ciclovia pega diversos pontos da cidade que os munícipes podem se locomover com bicicletas.
Na cidade também está sendo expandido o serviço do Veículo Leve Sobre Trilhos. No início de dezembro, a segunda linha do VLT começou a funcionar ampliando ainda mais o trajeto do meio de transporte que também passa pela cidade vizinha, São Vicente.
Santos também possui uma ampla rede de transporte público também intermunicipal quanto municipal. Na orla da praia também é disponível bicicletas para alugar e até mesmo patinetes, tudo para facilitar a locomoção na região.
Vale lembrar, que a cidade possui uma enorme quantidade de carros circulando. Por esse motivo e por todas as qualidades de promover o bem-estar que a cidade possui, incentivar o não uso de veículos seja interessante.
Segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade possui uma das maiores taxas de veículos por habitante do Brasil, aproximadamente um carro para cada 1,48 morador.
Uma iniciativa feita pela Prefeitura Municipal é “O Vem pra Orla” com organização da CET-Santos e que inicia suas atividades transformando a pista entre a Avenida Ana Costa e o canal 6 em um espaço livre de carros entre 10 e 14 horas. O intuito é dedicar a área para quem quiser pedalar, patinar, andar de skate ou simplesmente dar um rolê em família.



