Prefeitura anuncia adiamento para retorno das aulas presenciais na rede municipal

As aulas presenciais do Ensino Fundamental da rede municipal, previstas para retornar na próxima segunda-feira, dia 8 de fevereiro, serão adiadas para o dia 1º de março, junto com a Educação Infantil

0
Professora conversa com alunos em sala de aula de escola Foto: Agência Brasil

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto anunciou um adiamento para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino. A volta às aulas do Ensino Fundamental estava prevista para acontecer no dia 8 de fevereiro, mas foi adiada para o dia 1° de março, junto com a educação infantil.

A alteração no calendário segue uma decisão conjunta do prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e das secretarias da Educação e da Saúde, em vista da situação epidemiológica da região de Ribeirão Preto.

A postergação ainda garante o cumprimento de 200 dias letivos previstos na legislação educacional, e o período também será utilizado para acolher sugestões de pais e professores na organização escolar.

Retorno seguro

Segundo a prefeitura, todas as unidades escolares da rede municipal de Ribeirão Preto estão preparadas para receber os 46.228 alunos matriculados para este ano, cumprindo todos os protocolos sanitários que dispõem sobre a volta às aulas, suspensas desde março do ano passado.

As 110 escolas já receberam todos os EPIs para uso dos alunos, professores e funcionários, que são: máscaras, face shields, aventais, termômetros infravermelhos, fita zebrada, sabonete líquido, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel.

As unidades também realizaram várias adequações para receber os estudantes, como demarcações no solo, nos refeitórios, pátios, banheiros, adequações nas salas de aula com a disposição correta das carteiras para cumprir o distanciamento social, além de todo o planejamento pedagógico e o planejamento das rotinas diárias.

Volta gradual

As aulas presenciais seguirão as normas do Plano São Paulo, de acordo com a fase em que a cidade se encontra. Nas fases vermelha e laranja, a capacidade é de até 35% de lotação em suas salas. Na fase amarela, a lotação é de até 50% na rede municipal, e na fase verde e azul até 100%.

Em Ribeirão Preto, nas fases vermelha e laranja, além da porcentagem de até 35%, as salas ainda serão divididas em três grupos, A, B e C, alternando os dias. Na fase amarela, a porcentagem aumenta para até 50%, com dois grupos, A e B, e nas fases verde e azul, aumenta para 100%.