RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura vai apurar conduta de técnica que improvisou “papagaio”

Técnica de enfermagem improvisou um dispositivo de coleta de urina masculino em um paciente no pronto-socorro municipal, mas Prefeitura alega que não há falta do equipamento na unidade.

"Papagaio" e "comadre" existentes no estoque do Pronto-Socorro Municipal, segundo a Prefeitura | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araçatuba (SP) informa que não procede a afirmação de falta do equipamento conhecido como “papagaio” no Pronto-Socorro Municipal Aida Vanzo Dolce e que irá apurar a conduta da técnica de enfermagem que improvisou um dispositivo de coleta de urina masculino em um paciente. A conduta, segundo a administração municipal, não está de acordo com os protocolos e procedimentos internos da unidade.

Levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde aponta que há dispositivos de coleta de urina masculino disponíveis em estoque, tanto em outros setores da unidade quanto no almoxarifado, para reposição regular, de acordo com o fluxo de atendimento do serviço.

Em relação ao episódio mencionado, a Prefeitura esclareceu que o fato ocorreu no último dia 6 de dezembro e “causa estranheza que o caso somente tenha vindo a público 22 dias depois, sem qualquer registro formal prévio junto à direção da unidade, à Secretaria Municipal de Saúde ou aos canais oficiais de Ouvidoria do Município”.

Apuração interna

Após apuração interna e contato telefônico com o paciente, foi identificado que houve procedimento equivocado por parte da técnica de enfermagem que fez o atendimento, contratada em regime CLT pela Associação Filantrópica Nova Esperança (AFNE), organização responsável pela gestão do Pronto-Socorro Municipal.

Conforme apurado, a profissional alegou não ter localizado o material no arsenal de reposição do setor no momento do atendimento, não tendo buscado o equipamento em outros pontos de reposição, como a sala de emergência ou a central de material, onde o item se encontrava disponível.

“A Prefeitura destaca que tal conduta compromete a segurança do paciente e a qualidade da assistência de enfermagem, não refletindo os protocolos adotados nem a orientação da gestão municipal”, informa nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

Responsabilidades

Diante da gravidade do ocorrido, a Administração Municipal determinou a checagem detalhada dos processos e fluxos internos e informa que a AFNE, por meio de seu setor de compliance, já adotará as medidas administrativas cabíveis, com a devida apuração de responsabilidades.

A Prefeitura de Araçatuba reafirma o seu compromisso com a transparência, a qualidade do atendimento e a dignidade dos pacientes, bem como com a valorização do atendimento humanizado prestado pela maioria absoluta dos profissionais da unidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS