RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

João Pessoa reforça serviços de saúde mental no Janeiro Branco

Campanha destaca atendimento contínuo da rede municipal e amplia visibilidade aos serviços especializados na Capital

João Pessoa reforça serviços de saúde mental no Janeiro Branco
Foto: Divulgação

A Prefeitura de João Pessoa reforça, durante o Janeiro Branco, os cuidados com a saúde mental por meio dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde ao longo de todo o ano. A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações de promoção, prevenção e cuidado em saúde mental, com foco na Atenção Básica. Serviços são oferecidos nos Centros de Práticas Integrativas em Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial.

Em 2026, o Janeiro Branco tem como tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental” e amplia a visibilidade dos serviços disponíveis nos territórios da Capital. A Rede de Atenção Psicossocial de João Pessoa garante assistência especializada durante todo o ano, com articulação entre a atenção primária e os serviços de média e alta complexidade. A rede conta com 26 leitos para atendimento em saúde mental, distribuídos nos hospitais do Valentina, Complexo Hospitalar de Mangabeira, Hospital Geral e do Câncer, Santa Isabel e Instituto Cândida Vargas.

O Centro de Referência e Cuidado à Vida oferece atendimento a pessoas com depressão e ansiedade, com acompanhamento multiprofissional e grupos terapêuticos, na Policlínica Municipal de Jaguaribe. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com atendimentos realizados por psicólogo, psiquiatra, assistente social e terapeuta holístico.

O Pronto Atendimento em Saúde Mental atua como porta aberta, funciona 24 horas e atende casos de urgência psiquiátrica, como surtos psicóticos e ideação suicida, no Complexo Hospitalar de Mangabeira. O Hospital Municipal do Valentina presta atendimento exclusivo a urgências psiquiátricas envolvendo crianças e adolescentes, com equipe multiprofissional especializada.

Os Centros de Atenção Psicossocial de João Pessoa ofertam cuidado especializado a pessoas com transtornos mentais graves, persistentes ou relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Os Caps Gutemberg Botelho e Caminhar atendem adultos com transtornos mentais graves, enquanto o Caps AD David Capistrano acompanha pessoas com sofrimento associado ao uso de álcool e drogas. O Caps Infantojuvenil Cirandar atende crianças e adolescentes de 3 a 18 anos incompletos, com transtornos psicóticos ou sofrimento mental relacionado ao uso de substâncias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS