1.364 moradores de Serrana receberam a primeira dose da vacina Coronavac durante o primeiro dia de estudo do Instituto Butantan no município, localizado na região de Ribeirão Preto.
Segundo o Governo de São Paulo, a estimativa é que cerca de 30 mil moradores, com idade acima de 18 anos, sejam imunizados contra a Covid-19. A iniciativa segue moldes de pesquisa clínica e permite estudar a eficiência da vacina na diminuição da transmissibilidade do coronavírus.
Escolha
O município de Serrana foi escolhido por apresentar alto índice de casos, entre outros fatores. O objetivo será estudar o impacto epidemiológico da vacinação em uma população adulta como forma de conter a pandemia.
A vacina será aplicada somente em moradores voluntários, com intervalo de quatro semanas entre as duas doses. A cidade foi dividida em 25 áreas que formam quatro grandes grupos populacionais identificados pelas cores verde, amarela, azul e cinza. Os moradores do grupo verde serão os primeiros a receber o imunizante.
Somente moradores de Serrana devidamente cadastrados poderão participar da pesquisa clínica. Menores de 18 anos, mulheres grávidas ou que estão amamentando e pessoas que tiveram febre nas 72 horas anteriores não irão receber a vacina.