A cidade de Santos concluiu 2025 com 4.751 pontos de iluminação pública modernizados com LED. O programa foi implementado pela Prefeitura, de forma regular, em maio de 2023. Nos últimos três anos, o investimento foi de R$ 24,5 milhões nos mais de 13,5 mil pontos com a nova tecnologia.
De acordo com o titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), Fabrício Cardoso, o LED proporciona iluminação mais nítida e uniforme, vida útil significativamente maior e menos necessidade de manutenção. “Reduz a ocorrência de problemas nas vias públicas e contribui para diminuir riscos de acidentes, reforçando a sensação de segurança durante a noite”.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Segundo o engenheiro eletricista Paulo Aguina, responsável pelo programa de modernização, em 2025, dez bairros passaram a contar integralmente com o LED. Foram concluídos os serviços no Gonzaga, Rádio Clube, Estuário, São Jorge, Caneleira, Campo Grande, Vila Mathias, Encruzilhada, Jabaquara e Macuco.
O Piratininga, José Menino, Pompeia e Vila Belmiro também já dispõem de luminárias de LED.
No mês passado, a tecnologia chegou a 48 ruas da Areia Branca, 13 do Embaré, seis do Boqueirão, três do Morro do José Menino, uma da Aparecida e a Ilha Diana.
Nas 72 vias atendidas em dezembro, a economia será de 47% no consumo de energia, que passará de 50.140 para 26.375 quilowatts-hora.



