Um incêndio atingiu uma sala de leitura da escola estadual Professora Dinorath do Valle, no bairro Jardim São Marcos, em São José do Rio Preto (SP), na noite de quarta-feira (14). A rápida ação do Corpo de Bombeiros evitou que o fogo se alastrasse para outras áreas do prédio. Não houve registro de vítimas.
As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão investigadas pela Polícia Técnico-Científica. O fogo ficou confinado a uma sala de aproximadamente 36 m², que teve danos significativos.
Os bombeiros foram acionados às 20h57, após um morador perceber grande quantidade de fumaça saindo da área da biblioteca da escola. Não havia ninguém na unidade escolar no momento do incêndio.
Segundo o 13º Grupamento de Bombeiros, o tempo de resposta foi de aproximadamente seis minutos. Três viaturas e um efetivo de 15 bombeiros foram mobilizados para o local.
Ao chegarem à escola, os bombeiros constataram que o incêndio estava concentrado na sala de leitura. Após a extinção do incêndio, as equipes realizaram o trabalho de rescaldo, para garantir que não havia mais focos de calor que pudessem reiniciar as chamas.
Quedas de energia
O morador que acionou os bombeiros disse que o bairro vinha enfrentando apagões e quedas de energia, por causa das chuvas, pouco antes do incêndio.
A Polícia Técnico-Científica foi acionada para realizar a perícia no local e elaborar um laudo que irá apontar o que provocou as chamas. A investigação irá analisar as instalações elétricas da sala, a presença de materiais inflamáveis e outras possíveis origens para o fogo.
O Corpo de Bombeiros permaneceu no local após a extinção das chamas, realizando procedimentos de segurança, isolando a área afetada e prestando orientações aos responsáveis pela escola.
Medidas preventivas
Em nota, o Tenente-Coronel Orival Santana Júnior, Comandante do 13º Grupamento de Bombeiros, reforçou a importância da adoção de medidas preventivas de segurança contra incêndio em edificações, especialmente em locais de grande circulação de pessoas, como escolas.
Dentre elas, estão a manutenção de instalações elétricas, a correta armazenagem de materiais e a presença de equipamentos de combate a incêndio, como extintores e hidrantes.



