A Prefeitura de Campinas fechou nesta sexta-feira, 16 de janeiro, os parques da região Sul, por causa dos índices acumulados de chuva. Os parques fechados são os seguintes: Bosque São José, Bosque dos Artistas, Bosque dos Guarantãs, Lagoa do Jambeiro, Parque Ecológico Benevenuto Tilli, Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim e Parque das Águas.
A decisão respeita o Decreto 24.175, de 27 de novembro de 2025, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão (que estabelece, como medida preventiva, que os parques e bosques sejam fechados à visitação pública quando o acumulado de chuvas, em 72 horas, atingir 80 milímetros). A medida será reavaliada na manhã de sábado, dia 17 de janeiro, a partir do próximo boletim de índices pluviométricos.
O índice pluviométrico nas últimas 72h na região Sul de Campinas – onde os parques citados estão localizados – foi de 82 mm, o que coloca a região em estado de atenção. O índice das últimas 24 horas é de 29 mm.
Nas demais regiões, o estado é de observação. Confira:
Na região Norte o índice foi de 43,1 mm (últimas 24h) e 76 mm (acumulado 72h); na Leste foi de 41,4 mm (24h) e 79,4 mm (72h); na região Noroeste choveu 37,7 mm nas últimas 24h e 74,4 mm em 72h e na região Sudoeste foram 10,7 mm em 24 horas e 40,8 mm em 72 horas.
A Defesa Civil registrou na noite de ontem quatro quedas de árvores e uma queda de galho nas vias abaixo:
Rua João Batista Padovani (Jd Santa Genebra, região Leste)
Rua José de Castro Mendes (São Bernardo, região Sul)
Rua Antônia de Barros Roele (Barão Geraldo, região Norte)
Rua Tsuruyo Namba (Residencial Terras do Barão, região Norte)
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão trabalhando para a retirada de todas elas.
Não houve registro de alagamentos em vias ou imóveis.
Campinas está em estado de alerta para as chuvas. Confira o aviso e orientações: https://www.campinas.sp.gov.br/noticias/campinas-mantem-alerta-de-tempestade-e-equipes-em-sobreaviso-135223
Serviço:
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências.
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.



